Portal da Cidade Foz

América Latina

Em visita à Itaipu, Pepe Mujica debate sobre desafios da integração regional

O ex-presidente uruguaio foi recebido pelo diretor-geral brasileiro, Enio Verri

Publicado em 23/02/2024 às 18:29

(Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional )

(Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional )

(Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional )

(Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional )

(Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional )

(Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional )

O ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica visitou a Itaipu Binacional na tarde desta sexta-feira (23). Ele foi recebido pelo diretor-geral brasileiro, Enio Verri, no Edifício de Produção, onde debateram sobre os desafios da integração da América Latina. Também participaram do encontro a deputada federal Gleisi Hoffmann; o diretor de Coordenação, Carlos Carboni e a assistente da Diretoria Geral Gisele Ricobom, além de membros da comitiva uruguaia. 

Mujica está em Foz do Iguaçu para participar da Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos, que acontece de 22 a 24 de fevereiro no Centro de Convenções e é apoiado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Pepe falará no “Ato político com autoridades de governos e dirigentes das organizações populares”.

De acordo com o ex-chefe de estado, a integração latino-americana é um grande desafio que necessita ter a participação popular para ser efetivada. “Enquanto o povo não entender que a integração defende os interesses do próprio povo, ela não nunca será plena”, afirmou. Para ele, até o nome da América Latina é equivocado, porque é um termo herdado. “É um nome de fora que não integra os negros que foram trazidos da África ou os indígenas originais de nossa região.”

Para ele, a integração é um sonho dos libertadores da América, mas, dois séculos depois, o momento é outro. “Hoje, integração representa pagar melhor os trabalhadores, mas ainda somos dependentes. Por exemplo, somos 6% da população do mundo, mas tivemos 30% de mortes pela Covid, porque não fomos capazes de nos unir para exigir o conhecimento para produção das vacinas. Cada país foi para um lado”, reforçou. “Assim não vamos conseguir vencer, temos que trabalhar juntos, nos unir para defender nossa gente.”

Enio Verri considerou a visita de Mujica à Itaipu simbólica. “Ele é um homem que dedicou sua vida na luta pela democracia e pela integração da América Latina, sempre defendendo que os países do continente possam liderar um processo de desenvolvimento, com distribuição de renda, com justiça social e ter uma inserção internacional muito melhor”, afirmou o diretor.

Segundo ele, os valores defendidos pelo ex-presidente se assemelham aos valores da Binacional. “A Itaipu é a prova que a integração da América Latina não é um sonho de Pepe Mujica. Não é só o sonho de militantes latino-americanos que acham que a gente pode ter uma região muito mais justa. É uma prática concreta, feita aqui, e que podemos reproduzir”, concluiu.

Fonte:

Deixe seu comentário