Portal da Cidade Foz

Política

Ministério Público do Paraná denuncia a vereadora Rosane Bonho

Vereadora de Foz do Iguaçu é acusada de nepotismo e falsidade ideológica.

Publicado em 02/10/2018 às 03:50

(Foto: Divulgação/CMFI/Arquivo)

O Ministério Público do Paraná propôs denúncia criminal pela prática do crime de falsidade ideológica e ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra a vereadora Rosane Bonho (PP), e seu ex-assessor parlamentar.

Segundo investigações da 6ª Promotoria de Justiça de Foz, em fevereiro de 2017, ao tomar posse no Legislativo local, a vereadora nomeou como assessor parlamentar o padrasto de seu marido, o que configura a prática de nepotismo, de acordo com entendimento do Supremo Tribunal Federal.

Além disso, ainda de acordo com a apuração, a vereadora também cometeu o crime de falsidade ideológica por haver encaminhado ofício à Câmara Municipal com a indicação da nomeação, alegando não existir vínculo familiar entre eles, mesmo ciente da irregularidade.

Na ação civil pública, o MPPR requer a condenação de ambos pela prática de ato de improbidade administrativa, com a aplicação das penalidades previstas, entre elas, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa e ressarcimento integral do dano ao erário.

Fonte:

Deixe seu comentário