Portal da Cidade Foz

política

Novo prefeito de Cidade do Leste visita Foz para troca de experiências

Comitiva conversou com o prefeito Chico Brasileiro e visitou a usina de asfalto nesta sexta-feira.

Publicado em 17/05/2019 às 08:39
Atualizado em

(Foto: Divulgação/PMFI)

O prefeito Chico Brasileiro recebeu, na manhã de sexta-feira (17), o novo prefeito de Cuidad Del Este, Miguel Prieto e sua comitiva, formada pelo diretor financeiro Daniel Pereira Mujica, a secretaria Lilian Matiauda e demais assessores. 

O intuito da visita, além de estreitar as relações entre as duas cidades, foi o de conhecer os projetos desenvolvidos em Foz do Iguaçu, como a Usina de Asfalto, implantada há quase um ano pela atual gestão. 

Depois da conversa, a comitiva visitou a Usina, no bairro Três Lagoas, e também acompanhou os serviços de pavimentação no bairro Portal. O secretário de Governo Marcos Antonio Janhke, o diretor de assuntos internacionais Jihad Abu Ali e o vereador Marcelinho Moura acompanharam a comitiva. 

Usina 

Com capacidade de produzir até 300 toneladas de asfalto por dia, a usina já contemplou diversas regiões da cidade, como o Morumbi, Portal, Três Lagoas, Cidade Nova, Porto Meira, Lancaster e área rural. O prefeito Miguel Prieto teve acesso aos investimentos, maquinários e a forma de produção da usina. 

“Nosso objetivo é conhecer a experiência de Foz para implantarmos uma fábrica de asfalto em Ciudad Del este, acabando com as licitações milionárias para a pavimentação e gerando novos empregos”, disse Prieto. 

A implantação de uma fábrica de asfalto é promessa de campanha do novo prefeito, eleito no último dia 5 de maio. Segundo ele, uma equipe de trabalho deverá acompanhar a produção diária da usina para iniciar os estudos em CDE. 

Turismo 

Os prefeitos também conversaram sobre o fomento do turismo, com a possibilidade da implantação de um teleférico ligando Foz a CDE. “Desde o ano passado estamos discutindo esse projeto. A empresa austríaca (Doppelmayr) tem muito interesse em implantar este atrativo e nós acreditamos que é algo estratégico para a nossa fronteira. Algo que potencializaria o turismo da nossa região”, disse o prefeito Chico Brasileiro. Um nova reunião com membros da empresa e os prefeitos de Foz e CDE deve acontecer em até um mês. 

Natal

Outro assunto abordado durante a visita foi à parceria de CDE no Natal de Foz, com a iluminação da Ponte Internacional da Amizade. “A iluminação da ponte renderia uma divulgação a nível internacional e seria a primeira vez na história das duas cidades”, comentou Brasileiro. A captação de recursos será analisada pela prefeitura do país vizinho, que pretende contar com o apoio da Itaipu. 

Turismo seguro

Miguel Prieto também garantiu que a segurança aos turistas será reforçada no Paraguai, com intuito de fortalecer o turismo de compras. “Nosso compromisso é fortalecer a Direção de Defesa do Consumidor e acabar com a corrupção da Policia de Transito”, afirmou. 

Fonte:

Deixe seu comentário