Portal da Cidade Foz

política

Prefeito de Foz do Iguaçu e vereadores vão a Brasília em busca de recursos

O Prefeito Chico Brasileiro acompanhará os vereadores em alguns momentos da agenda na capital federal.

Publicado em 06/04/2019 às 02:49

(Foto: Divulgação/PMFI)

O exercício parlamentar não se resume em elaborar leis, sugerir melhorias ao Executivo depois de ouvir demandas da comunidade ou então fiscalizar a Prefeitura, a prática institucional em benefício de uma cidade requer, além de tudo isso, articulação política com entes estaduais e federais. Sabendo dessa realidade, uma comitiva com Vereadores de Foz do Iguaçu vai até Brasília nesta segunda-feira, 08 de abril, dialogar com deputados, senadores e secretário de esportes, a fim de trazer recursos para Foz do Iguaçu prioritariamente nas áreas de saúde e esporte.

Os parlamentares Anderson Andrade (PSC), Beni Rodrigues (PSB), João Miranda (PSD), Marcelinho Moura (Podemos) e Marcio Rosa (PSD) terão agenda com os deputados Nelci Coguetto Maria “Vermelho”, Fernando Giacobo, Evandro Roman e Ricardo Barros e com o senador Álvaro Dias. O Prefeito Chico Brasileiro acompanhará os vereadores em alguns momentos da agenda na capital federal. O Chefe do Executivo Iguaçuense terá reunião no Ministério da Justiça sobre recursos para implantação de videomonitoramento e reunião com Prefeitos e representantes da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas, a respeito da distribuição de royalties.

O Presidente do Legislativo, Beni Rodrigues, destacou que dentre os assuntos principais os vereadores “vão buscar aumentar o repasse federal para a saúde do município e vão tratar de recursos para construção de uma arena multiuso para Foz do Iguaçu”. A comitiva retorna na quinta-feira, sendo que em razão da viagem as sessões foram adiadas recomeçando na sexta-feira (12).

Arena esportiva multiuso

Sobre a arena multiuso o vereador Anderson Andrade afirmou que essa é uma luta pelo município. “Vamos tentar conseguir verba via emenda para construção dessa arena, até porque Foz do Iguaçu já perdeu diversos eventos esportivos por falta de estrutura adequada. Já perdemos evento do UFC e da Liga Mundial de Vôlei, por exemplo. Nossa cidade é turística, mas acho que podemos atrair mais eventos esportivos e culturais para cá. A cidade de Pato Branco construiu uma arena esportiva desse modelo com recursos de emendas de deputado”.

O parlamentar Anderson Andrade questionou a falta de estrutura de Foz para abrigar grandes eventos da área do esporte. “Nós temos uma única estrutura, que é o Ginásio Costa Cavalcante, que foi construído em 1985 pela Itaipu”.

Recursos para o Hospital

“Terei outra reunião com o Sérgio Fabriz do Hospital Municipal também para pontuar quais as reivindicações da unidade, tais como compra de aparelhos para realização de exames”, acrescentou Anderson Andrade. Segundo ele, também há outras demandas para a cidade como passarelas e iluminação na entrada da cidade, na BR 277, assim como paisagismo nos corredores turísticos como Avenida das Cataratas, Av. Costa e Silva, Avenida JK e Avenida Paraná, construção de banheiros públicos e rua coberta, na terceira pista JK. O vereador ainda terá reunião com Gilmar Piolla para discutir demandas do Turismo.

Ciclovias, sinalização turística e verbas assistenciais

Além disso, Anderson ressaltou que realizou reunião com Foztrans para discutir as necessidades da autarquia que possam ser resolvidas com intervenção e recursos federais, como estruturação das ciclovias e sinalização turística.

O vereador João Miranda (PSD) também relatou algumas demandas do município que vai buscar recursos com Deputados de Foz em Brasília, tais como: subvenção ao Centro de Atenção Integral ao Adolescente (CAIA); reforma e equipamentos para Casa abrigo para mulheres em situação de violência, dentre outros recursos para área de educação.

O Vereador Marcio Rosa (PSD) destacou prioridade na discussão por recursos na área da infância (profissionalização), arena multiuso, profissionalização para adolescentes, parcerias com governo federal ou deputados, articulação política para trazer algo concreto.

Fonte:

Deixe seu comentário