Portal da Cidade Foz

Queiroga propõem projeto que obriga candidato a cumprir promessa de campanha

O prefeito eleito ou reeleito será obrigado a encaminhar à Câmara, para a apreciação dos vereadores, o plano de metas elaborado através das propostas defendidas no pleito eleitoral.

Publicado em 28/02/2015 às 07:45

Os vereadores de Foz do Iguaçu poderão aprovar uma alteração na Lei Orgânica do Município – LOM que “institui a obrigatoriedade de elaboração e o cumprimento do Plano de Metas e Prioridades” proposta durante a campanha eleitoral pelo candidato a prefeito eleito, ou reeleito, nas próximas eleições.

Visto com bons olhos por cinco dos 15 vereadores que compõem o Legislativo Municipal, o projeto de Emenda a LOM 01/2015 prevê que “o prefeito eleito ou reeleito encaminhará à Câmara Municipal, para a apreciação dos vereadores, até 120 dias após a posse, o plano de metas e prioridades da gestão dele, elaborado de acordo com as propostas defendidas na campanha eleitoral”.  

O acréscimo de um artigo na Lei Orgânica do Município, Art. 62-A, foi proposto pelo vereador Luiz Queiroga (DEM) e conta com o apoio dos vereadores, Gessani da Silva (PP), Fernando Duso (PT), Hermógenes de Oliveira (PMDB) e a vereadora Anice Gazzaoui (PT). Caso seja aprovado pelos demais vereadores, o Poder Executivo deverá divulgar semestralmente, após o término do primeiro ano de mandato, o relatório contendo os indicadores de desempenho relativos à execução dos diversos itens previstos no plano de metas e prioridades, tem como base temas importantes, como: Erradicação da miséria; inclusão social; universalização do atendimento dos serviços públicos, transparência e ética, dentre outros.  

“O que estamos buscando, na realidade, é fortalecer as ações de desenvolvimento do município. O candidato a prefeito deve, antes de apresentar qualquer ideia no programa eleitoral dele, ou na hora de traçar o plano de governo dele, conhecer profundamente a situação econômica, social e até mesmo ecológica em que se encontra a cidade. Diante disso, ele poderá arcar com compromissos reais e não ilusórios e o povo, por sua vez, irá saber que, o que ele está propondo ele vai ter que cumprir”, ressaltou o vereador Queiroga, autor da proposta.  

“Com base nas propostas da campanha eleitoral e no Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável, é que vamos estar em conformidade com o Estatuto das Cidades. Assim, a proposta não deve ser entendida como uma política pública de um determinado governo, mas sim como um instrumento permanente de gestão pública”, classificou o vereador.    

Neste contexto, o autor do projeto espera que o objetivo do projeto de emenda à Lei Orgânica do Município, se aprovado, é estabelecer medidas que devam ser observadas, a fim de melhorar a gestão pública e permitir à população uma melhor avaliação e controle das ações, obras e serviços que venham a ser realizados pelo Poder Executivo Municipal.    

O projeto de emenda a LOM 01/2015 ainda irá tramitar pelas comissões permanentes da casa de leis podendo ir ao plenário para votação ainda no primeiro semestre deste ano.

Fonte:

Deixe seu comentário