Portal da Cidade Foz

Eleições 2022

Saiba como consultar seu local de votação antes de sair de casa neste domingo

Para consulta no site do TSE, é necessário informar CPF, data de nascimento e nome da mãe, caso conste em documento de identificação.

Publicado em 01/10/2022 às 15:44

(Foto: Agência Brasil)

Neste domingo (2) acontecem as eleições gerais no Brasil. Os eleitores vão escolher os seus representantes para deputado federal, deputado estadual, senador, governador e Presidente da República.

É importante que os eleitores se preparem com antecedência para garantir que nenhum imprevisto impeça o direito ao voto. Pensando nisso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza ferramentas de fácil acesso que permitem aos eleitores consultarem o local em que devem comparecer no dia 2 de outubro. 

Para conferir a zona e seção eleitoral, o eleitor deverá acessar o site do TSE (clique aqui). Para consulta, é necessário informar CPF, data de nascimento e nome da mãe, caso conste em documento de identificação.

Além disso, o eleitor conta também com o aplicativo e-Título, uma versão digital do título de eleitor, que conta ainda, com algumas facilidades para o dia da votação, como um mapa com geolocalização e QR Code para validação da zona eleitoral. Entretanto, os eleitores devem ficar atentos, isso porque no dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno das eleições, a emissão do e-Título estará suspensa, voltando a ser liberada a partir do dia 3 de outubro, caso ocorra 2ª turno. Ou seja, o eleitor deverá emitir a via digital do e-Título até a véspera das eleições, dia 1º de outubro. 

O eleitor ou eleitora com deficiência ou mobilidade reduzida poderá ser auxiliada por uma pessoa de sua escolha, que poderá ingressar na cabine de votação e até digitar os números na urna. 

Biometria 

Neste ano, não será cobrada a biometria. Com isso, nenhuma eleitora ou eleitor em situação irregular com a Justiça Eleitoral será impedido de votar apenas por não ter feito o cadastramento das digitais nesse período. Já na próxima eleição, os eleitores devem estar atentos para o cadastramento da biometria, que será cobrada. 

Ordem de votação 

A ordem de votação será a seguinte: deputado(a) federal (quatro números), deputado(a) estadual (cinco números), senador(a) (três números), governador(a) (dois números) e presidente (dois números).

Fonte:

Deixe seu comentário