Portal da Cidade Foz

Política

Vereador Beni Rodrigues é eleito presidente da Câmara de Foz do Iguaçu

Vereador está no 4° mandato e assumirá a presidência da Casa até dezembro de 2020.

Postado em 18/12/2018 às 18:09 |

(Foto: Divulgação/CMFI)

A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu para o biênio 2019/2020 foi realizada na sessão desta terça-feira (18). A chapa vencedora é encabeçada pelo vereador Beni Rodrigues (PSB), que está no 4° mandato como parlamentar e assumirá a presidência da Casa até dezembro de 2020. Os eleitos serão empossados em 1° de janeiro de 2019.

Os vereadores se reuniram ao final da votação dos projetos, entre a ordem do dia e a palavra livre e definiram as chapas que concorreriam à eleição da Mesa. Duas chapas entraram na disputa. A chapa “Amor por Foz”, tendo a seguinte composição: Beni Rodrigues (PSB); Nanci Rafagnin Andreola (PDT) – 1ª Vice-Presidente; João Miranda (PSD) - 2º Vice-Presidente; Rosane Bonho (PP) e Edson Narizão (PTB) – 2º Secretário. Essa composição venceu a eleição da Mesa com oito votos dos vereadores Anderson Andrade (PSC); Beni Rodrigues (PSB); Edson Narizão (PTB); João Miranda (PSB); João Sabino (Patriota); Marcelinho Moura (Podemos) Nanci Rafagnin Andreola (PDT) e Rosane Bonho (PP).

A Chapa 2 “Unidos por Foz” teve a seguinte formação: Elizeu Liberato (PR) – Presidente; Marcio Rosa (PSD) – 1º Vice-Presidente; Adenildo Rodrigues Kako (Podemos) – 2º Vice-Presidente; Celino Fertrin (PDT) – 1º Vice-Presidente e Inês Weizemann (PSD) – 2º Vice-Presidente. Essa chapa obteve cinco votos: Adenildo Kako (Podemos); Celino Fertrin (PDT); Inês Weizemann (PSD); Marcio Rosa (PSD) e Elizeu Liberato (PR).

“Quero cumprimentar a todos os funcionários da casa, aos meus familiares e em especial a cada um que confiou em mim. Para chegar a quatro mandatos batalhei muito. É preciso se dedicar e batalhar muito. Serei o presidente de todos vocês”, destacou o vereador Beni Rodrigues (PSB).

O vereador Jeferson Brayner (PRB) justificou o voto em branco: “O meu voto na eleição da nova mesa diretora teve várias ponderações, mas o fato é que não concordei totalmente com a formação da chapa 1. De forma livre, sem qualquer tipo de pressão,  votei conforme a minha consciência.  Também não poderia votar na chapa 2, haja visto ser um grupo de oposição ao governo Municipal,  o qual venho defendendo há dois anos como líder na Câmara”.

O atual presidente da Câmara, Rogério Quadros (PTB), também votou em branco. Disse que nesses dois anos de mandato construiu um bom relacionamento com todos os vereadores, mantendo uma linha de trabalho ético para o bem de todo o Poder Legislativo, correspondendo às aspirações da sociedade. “Entendendo também que o meu voto não alteraria o resultado final, tenho esse direto e optei por votar em branco”, declarou.

Beni Rodrigues

Beni Rodrigues Pinto, nascido na cidade de Santo Antônio do Sudoeste (PR), é serralheiro, e reside em Foz do Iguaçu desde 1977. No Legislativo, ele exerce seu quarto mandato como Vereador (2017-2020), reeleito pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), o qual está filiado desde 2007. Com 2.231 votos obteve a 6ª colocação geral no último pleito. Beni Rodrigues já atuou em três mandatos como vereador (2005 a 2008; 2009 a 2012 e 2013-2016).

Na mesa diretora de 2014-2016 foi o 1° Vice-Presidente da Câmara de Vereadores e também Vice-Presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação.

Competências da Mesa Diretora

Dentre as competências da Mesa Diretora estão: orientar serviços administrativos da Câmara; elaborar e encaminhar ao Prefeito Municipal a proposta orçamentária do Legislativo, a ser incluída na proposta orçamentária do Município; promulgar emendas à Lei Orgânica; devolver à Tesouraria da Prefeitura o saldo de caixa existente na Câmara ao final de cada exercício; elaborar redação final das resoluções que modificam o regimento interno, dentre outras funções.

Fonte:

Deixe seu comentário

Mais Lidas