Portal da Cidade Foz

Legislativo

Vereador Maninho tem mandato cassado pelo TRE e votos do PSC são anulados

A justificativa do TRE é de que candidatas do partido teriam sido usadas como "laranjas" na campanha, apenas para compor chapa.

Publicado em 18/11/2022 às 21:24
Atualizado em

(Foto: Christian Rizzi/Câmara Foz)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) cassou o mandato do vereador de Foz do Iguaçu, Valdir de Souza "Maninho", do PSC. A decisão saiu nesta quinta-feira (17) e cabe recurso.

A justificativa do TRE é de que candidatas do partido teriam sido usadas como "laranjas" na campanha, apenas para compor chapa. Uma delas não recebeu voto algum, inclusive. O TRE concluiu que o partido cometeu fraude na composição da cota feminina, em relação às Eleições Municipais de 2020.

A reportagem entrou em contato tanto com o vereador cassado quanto o partido, mas não teve retorno até o fechamento desta matéria.

E não foi apenas o vereador que teve o mandato cassado. O TRE também decidiu pela cassação dos suplentes "em razão de sua obtenção mediante fraude". Também foram declarados nulos os votos atribuídos ao PSC e seus candidatos na eleição 2020. 

Em nota, a Câmara de Vereadores disse que, em cumprimento aos acórdãos do Tribunal Regional Eleitoral, declarou extinto, desde quinta-feira (17), o mandato de Valdir de Souza.

Na próxima quarta-feira (23) será feita a recontagem dos votos para definir quem assume a vaga. Em uma contagem não oficial feita pelo PSD, dá conta que a cadeira poderá ser ocupada por Márcio Rosa, primeiro suplente do partido. Ao todo, Foz do Iguaçu tem 15 vereadores.

Em 2020, Maninhi foi eleito pelo PSC com 1.301 votos, sendo o primeiro mais votado do partido e o 14º no geral. Foi a quarta vez em que ele se elegeu, tendo atuado como vereador nas legislaturas de 2001-2004, 2005-2008 e 2009-2012.

Fonte:

Deixe seu comentário