Portal da Cidade Foz

Política

Vereadores pedem estudos ao Município sobre protocolo de medicação para Covid-19

A proposição pede informações acerca dos protocolos para tratamento precoce com cloroquina e hidroxicloroquina de pacientes.

Publicado em 07/07/2020 às 05:20

(Foto: Assessoria)

Os vereadores de Foz do Iguaçu aprovaram na sessão desta terça-feira (7), um requerimento (244/2020), de autoria do vereador Luiz Queiroga (PTB), que solicita ao Prefeito informações acerca dos protocolos para tratamento medicamentoso de pacientes com Covid-19 e profilaxia dos contactantes, aplicados no Hospital Municipal Padre Germano Lauck. A proposição que tem assinatura de todos os vereadores pede informações acerca dos protocolos para tratamento precoce com cloroquina e hidroxicloroquina de pacientes.

Conforme a justificativa do requerimento, “considerando a atual situação, onde o problema não é apenas de falta de leitos mas, sobretudo, de equipes especializadas para trabalhar nestes leitos, é imprescindível buscar soluções que possam evitar a progressão da doença, poupar os internamentos (que duram em média 15 dias na UTI), diminuir o risco de colapso no do sistema de saúde e principalmente, impedir a crescente perda de vidas em nosso município”.

O requerimento cita algumas cidades que comentaram ter tido experiências com a medicação, dentre elas: Porto Feliz (SP), Floriano (PI). Além disso, a proposição expõe a divulgação do Ministério da Saúde de maio de 2020 que abordou diretrizes para ampliar o acesso de pacientes com COVID-19 ao tratamento medicamentoso precoce, ou seja, nos primeiros dias de sintomas, o médico poderá prescrever a cloroquina ou hidroxicloroquina, combinados com a azitromicina, para pacientes que apresentarem qualquer um dos sintomas: perda do paladar e olfato, febre, coriza, diarreia, dor abdominal, tosse, fadiga, dores musculares e cefaleia.

A proposição foi aprovada e segue para resposta do Poder Executivo. 

Fonte:

Deixe seu comentário