Portal da Cidade Foz

fronteira

Após acordo, Argentinos barrados na fronteira são liberados para voltar ao país

Agora, o grupo está sob responsabilidade das autoridades argentinas.

Publicado em 30/03/2020 às 05:54

(Foto: Divulgação/PRF)

(Foto: Divulgação/PRF)

(Foto: Divulgação/PRF)

O grupo de 16 argentinos que estavam acampados desde ontem na Ponte Tancredo Neves, em Foz do Iguaçu, foi liberado na tarde desta segunda-feira (30). As barreiras instaladas na ponte foram retiradas para que eles entrassem no país. Agora, eles estão sob responsabilidade das autoridades argentinas.

Logo depois da passagem das 16 pessoas, a ponte continuou aberta apenas para a passagem de um novo comboio com cargas que entrou no Brasil. Na sequência, voltou a ser fechada com barricadas novamente.

Para ajudar a impedir a propagação do Covid-19, o governo da Argentina fechou a fronteira até o dia 31. Mesmo assim, na manhã do domingo (29) alguns argentinos que estavam no Brasil fizeram a saída na aduana e tentaram cruzar a ponte.

A Polícia Federal informou que orientou aos argentinos que permanecessem no Brasil, uma vez que a fronteira do país vizinho estava fechada e eles não poderiam voltar para o lado de cá.

De acordo com a PF, não há uma legislação que possa impedir o estrangeiro de sair do país. Porém, com a legislação atual, em virtude do coronavírus, eles foram alertados de que não poderiam voltar. Mesmo assim, alguns insistiram em fazer a saída e acabaram barrados do outro lado da fronteira.

Durante o domingo, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal e o Exército brasileiro acompanharam o grupo e repassaram alimentos e água. Por volta das 20h00, o grupo jantou ao relento, na aduana brasileira. Os 17 argentinos comeram pizza, oferecida pelo consulado da Argentina.

Logo depois retornaram para o meio da ponte. Apenas uma mulher, grávida, foi autorizada a cruzar a fronteira, ainda ontem. O restante permaneceu acampado no local até a tarde desta segunda-feira (30). Voluntários brasileiros estavam auxiliando com alimentos e com água.

Fonte:

Deixe seu comentário