Portal da Cidade Foz

Fiscalização

Apreensões da segunda fase da Operação Muralha se aproximam de R$ 3 milhões

A maioria das apreensões são de eletrônicos, principalmente produtos de informática e celulares de alto valor.

Publicado em 17/11/2018 às 07:46

(Foto: Divulgação/Receita Federal)

No período de 30 de outubro a 13 de novembro, que corresponde aos primeiros quinze dias da Operação Muralha, as atividades na região oeste do Paraná foram realizadas principalmente na barreira de fiscalização instalada próximo à praça de pedágio situada no município de São Miguel do Iguaçu e em estradas secundárias da região.

Os resultados obtidos nestas primeiras duas semanas foram bastante expressivos, tendo sido apreendidos até o momento: 7.715 quilos de maconha; 425 munições; 41 unidades de medicamentos e anabolizantes e aproximadamente R$ 2,87 milhões em mercadorias; ainda 3 prisões em flagrante. Além disso, foram retidos 23 veículos, sendo 14 veículos de passeio, 1 motocicleta, 5 ônibus e 3 embarcações.

O maior destaque fica por conta dos mais de dois milhões e meio de reais em mercadorias apreendidas. O valor se deve à grande quantidade de eletrônicos, principalmente produtos de informática e celulares de alto valor, que foram apreendidos nestas duas semanas.

Quanto a apreensão de drogas, houve um aumento expressivo na quantidade. Ao todo foram apreendidos 7.715 kg de maconha, quantidade que representa um crescimento de 738% com relação ao mesmo período da última Operação Muralha, realizada no começo deste ano. Caso inusitado é o de um ciclista que passou pela barreira em sua bicicleta com o intuito de ludibriar a fiscalização, porém foi flagrado transportando alguns quilos de maconha em sua mochila.

A Operação Muralha, desenvolvida na região de Foz do Iguaçu, iniciou sua primeira fase no ano em 30/04/18. As ações estão sendo desenvolvidas na barreira fixa montada próxima ao pedágio de São Miguel do Iguaçu/PR, com revezamento de equipes nas 24h do dia, e nas estradas vicinais, lago do reservatório de Itaipu e Rio Paraná através de incursões das equipes volantes de prontidão.

Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.

Participam da Operação a Receita Federal, Justiça Federal de Foz do Iguaçu, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Marinha, Aeronáutica, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil e Departamento de Inteligência do Estado do Paraná – DIEP), Justiça Estadual e Ministério Público Estadual da Comarca de São Miguel do Iguaçu e Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Fonte:

Deixe seu comentário