Portal da Cidade Foz

Ponte Tancredo Neves

Argentina não estaria disposta a reabrir a fronteira para turistas estrangeiros

As autoridades dos dois países esperam se encontrar virtualmente novamente nos próximos dias e chegar a um protocolo de consenso.

Publicado em 08/09/2021 às 09:14
Atualizado em

(Foto: Divulgação/La Voz de Cataratas)

Após o governo de Misiones ter levantado a hipótese de uma reabertura segura da fronteira entre Brasil e Argentina, a informação que vem agora da imprensa daquele país é de que a Ponte Tancredo Neves, que liga Foz do Iguaçu a Porto Iguaçu, poderá ser reaberta somente para nacionais e estrangeiros residentes na Argentina e não mais para turistas estrangeiros.

Entre as medidas que seriam exigidas, estão o comprovante de vacinação e um teste negativo de Covid-19 RT-PCR, realizado em até 72 horas. A prefeitura de Foz do Iguaçu afirma que praticamente 100% da população tenha sido vacinada com, pelo menos a primeira dose da vacina, embora há inúmeros relatos de pessoas que ainda não conseguiram se vacinar, e por conta disso, a prefeitura abriu um cadastro para saber o número exato que ainda falta tomar a vacina.

As autoridades dos dois países esperam se encontrar virtualmente novamente nos próximos dias e chegar a um protocolo de consenso e poder reforçar a abertura também para turistas estrangeiros. “Fizemos todo o dever de casa”, garantem funcionários do Ministério da Saúde Pública. Até o centro de exames já foi montado na fronteira para poder receber turistas brasileiros.

Uma das propostas do governo nacional que deve ser descartada é a de quarentena a todos que entram na Argentina, mesmo apresentando teste negativo de Covid. As autoridades apontam que turista nenhum vai querer viajar para um local onde terá que ficar trancado por uma semana.

Além disso, conforme observou o Governo de Misiones “não queremos abrir a fronteira apenas para receber argentinos, mas principalmente para poder reativar o turismo na cidade que possui uma das sete maravilhas naturais do mundo”.

Fonte:

Deixe seu comentário