Portal da Cidade Foz

Crise na Fronteira

Autoridades alertam que Ciudad del Este está próximo de um surto social

A consequência com o fechamento da fronteira é que centenas de empresas estão falidas, houve milhares de desempregados e um futuro incerto.

Publicado em 07/09/2020 às 22:44

(Foto: La Clave)

A grave crise econômica que atravessa Ciudad del Este está levando a capital Alto Paraná, no Paraguai, à beira de um surto social. Dívidas, empresas falidas, milhares e milhares de desempregados, milhares de outros empregos em risco, mas não há uma reação clara do governo. A grande manifestação do fim de semana passado deixou uma mensagem clara.

A crise econômica derivada do fechamento da fronteira, praticamente desde o início da pandemia em março passado no vizinho país, tem sangrado a capital Alto Paraná, levando a economia a níveis nunca antes observados. A consequência é que centenas de empresas falidas, milhares de desempregados e um futuro incerto colocam a cidade à beira de um surto social.

A mensagem dos cidadãos, empresários e empregados, que saíram às ruas no sábado (5), é que não querem mais viver de migalhas e panelas populares. Quando se trata de Ciudad del Este a situação é diferente, porque é uma comunidade abnegada, acostumada a ganhar até o último centavo que tem de renda, privando-a, com o fechamento da fronteira é extremamente delicado, chegou a um ponto onde que a situação não dá mais para sustentar.

Espera-se que o governo central entenda a mensagem, acuse o recebimento e se sente para dialogar com seus referentes, a fim de fazer avançar o protocolo de saúde para a abertura gradual da Ponte da Amizade, motor que move a economia desta cidade.

Robert Ignacio Bareiro, da Associação dos Pequenos Negócios de Ciudad del Este, exige a presença do próprio Presidente da República. “Tem que vir colocar sua cara, aqui as pessoas estão morrendo de fome, sofrendo porque o sacrifício de suas vidas inteiras está se perdendo a cada dia e isso não vamos tolerar. Sou paraguaio e também saí às ruas para manifestar, é hora de estarmos todos unidos, como comerciantes e como trabalhadores do Centro”, rebateu.

Ele insistiu que a abertura gradual da Ponte da Amizade não pode ser adiada. Ele acrescentou que o governo deve montar mesa de trabalho com as contrapartes brasileiras e analisar as condições sanitárias para a abertura da fronteira. “Pedimos veementemente ao governo central que haja a travessia da fronteira, não é justo que eles venham nos bons momentos para carregar maletas de dinheiro e ainda nos momentos difíceis nos abandonem. Isso é o mais triste, senhores”.

Muitos pequenos comerciantes e empresários colocaram o medo de lado e reabriram suas lojas, mas como a fronteira ainda está fechada, o movimento é mínimo, então eles se unem ao grito de todos os setores que exigem abrir o caminho.

“Quantas famílias já estão com fome, mas somos fortes que até agora estamos conseguindo sobreviver como podemos. Eu tenho minhas instalações, continuo pagando meu aluguel. Há dois meses voltei a trabalhar, não tenho mais medo, porque tenho contas a pagar, tenho funcionários, até que um já está me processando”, lamentou Marisel Antonia Barrios, dona de um restaurante.

Disse que ninguém perdoa, pelo contrário, exigem. “Ninguém tem misericórdia de você e quem me paga isso, justiça, ninguém te apoia e temos que abrir agora. Ninguém é contra o respeito ao protocolo sanitário, cada um tem que se cuidar”, frisou.

Fonte:

Deixe seu comentário