Portal da Cidade Foz

região

Base da operação Agata Grall do Ministério da Defesa está situada em STI

A Operação que teve início na fronteira no dia 22 de setembro não tem data para terminar.

Publicado em 26/09/2018 às 07:07

(Foto: DECOMSTI)

(Foto: DECOMSTI)

O Ministério da Defesa está realizando a Operação Ágata Graal, composta por ações conjuntas das Forças Armadas, órgãos de segurança pública federais estaduais e municipais. A operação tem o objetivo de, além de aumentar a presença do estado na região fronteiriça, combater os ilícitos nacionais e transnacionais, como narcotráfico e contrabando de armas e munições. 

Uma das bases da operação está situada em Santa Terezinha de Itaipu. O Complexo Esportivo Liberalino Benedet no Bairro Santa Mônica abriga 300 soldados do Exército Brasileiro do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizada de Foz do Iguaçu.  No comando da tropa está o Coronel do Exército Costa Bastos, responsável pela operação de Foz do Iguaçu até Medianeira margeando a BR 277 e até Itaipulândia margeando o lago de Itaipu. Segundo o Comandante da Operação Santa Terezinha de Itaipu foi escolhida por estar muito bem posicionada geograficamente, além de sempre receber o Exército de Braços abertos quando solicitado suas instalações. “Além da grande acolhida que a cidade tem nos dado através da prefeitura municipal, ela está localizada no centro da minha área de operações, isso facilita a comunicação, controle e deslocamento das tropas e do comando”, afirmou o coronel Bastos.

O Coronel elogiou as instalações cedidas ao Exército para realizar suas ações. “Fomos muito bem recebidos e atendidos, as instalações que foram colocadas ao nosso dispor comportam muito bem nossas tropas, pois no momento que não estão em operação, dispõe de um excelente lugar para se abrigar e descansar”, afirmou. O comandante agradeceu ainda à prefeita em exercício Neide Mariot Corrente por disponibilizar as instalações do município ao Exército Brasileiro. 

A operação Àgata Graal ocorre ao longo da faixa de fronteira dos estados de Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Paraná (PR) e Santa Catarina (SC), e conta com o envolvimento da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), além dos órgãos de segurança pública e de fiscalização, como o Departamento de Polícia Federal (DPF), Departamento da Polícia Rodoviária Federal (DPRF) e das Policias Civil e Militar dos Estados e Municípios e não tem data prevista para terminar.

A Operação conta com mais de 3 mil militares e civis envolvidos, além de apoio de viatura e blindados terrestres, ela soma mais de 30 aeronaves de asas fixas e rotativas e 14 embarcações fluviais.


Fonte:

Deixe seu comentário