Portal da Cidade Foz

Laços Estreitos

Bom relacionamento com o Paraguai é reforçado na quarta visita de Bolsonaro

Presidentes visitaram as obras da Ponte da Integração, que ligará os dois países. Expectativa é que a inauguração da estrutura aconteça em maio de 2022.

Publicado em 01/12/2020 às 02:39

(Foto: Alan Santos)

(Foto: Kiko Sierich/PTI)

(Foto: Kiko Sierich/PTI)

(Foto: Kiko Sierich/PTI)

(Foto: Kiko Sierich/PTI)

O presidente Jair Bolsonaro encerrou seu ciclo de visitas ao Paraná, no ano de 2020, nesta terça-feira (1º), na cidade de Foz do Iguaçu. Em sua quarta visita à cidade desde o início do mandato, Bolsonaro, acompanhado do presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez, visitou as obras da Ponte da Integração, projeto financiado pela Itaipu Binacional.

O bom relacionamento entre os dois países foi destacado por Bolsonaro. “Nosso excelente relacionamento só pode produzir frutos como esse. É um orgulho para nós estarmos participando dessa obra de integração entre Brasil e Paraguai. Quando algo é feito para o Paraguai, também é feito para o Brasil, porque queremos vizinhos fortes, que possam cada vez mais somar conosco”, reforçando o compromisso das nações com a os valores da democracia e liberdade. 

A comitiva presidencial chegou ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu às 9h30 e foi recepcionada pelo diretor-geral brasileiro da usina de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, e pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior. Também foram convidados para o encontro bilateral, pelo lado brasileiro, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; o ministro da Casa Civil Walter Braga Netto; deputados, secretários e os diretores da Itaipu Binacional. 

Bolsonaro e Marito chegaram ao Marco das Três Fronteiras às 10h30. No local, receberam informações sobre o andamento das obras, cumprimentaram trabalhadores e posaram para fotografias. Em seguida, assistiram a um filme produzido pela Itaipu Binacional contextualizando a obra da ponte no âmbito das demais obras em que a binacional vem investindo. “Nossas obras são todas integradas e tem como objetivo maior deixar um legado para a população de toda a região”, disse o general Silva e Luna.


O engenheiro André Toledo, do consórcio Ponte Foz - Construbase/ Cidade/ Paulitec, falou sobre o desafio que está sendo construir uma das maiores obras do país na atualidade. “Tecnicamente, ela está exigindo o que há de melhor na engenharia, muito controle, tecnologias novas e uma equipe muito especializada. São engenheiros experientes e também gente nova, que está aprendendo para trabalhar no futuro da nossa nação” afirmou. 

Reunião

A segunda parte da visita aconteceu no Hotel Recanto, onde os presidentes participaram de uma reunião de trabalho e, em seguida, de um almoço oferecido em nome do presidente e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, para o presidente da República do Paraguai e a primeira-dama, Silvana López Moreira de Abdo. 

Quarta visita a Foz

Esta foi quarta visita de Bolsonaro à fronteira e a sexta ao Paraná durante o exercício de seu mandato. A primeira viagem a Foz foi em fevereiro de 2019, para a posse do general Joaquim Silva e Luna como diretor-geral brasileiro da Itaipu; a segunda, em maio do mesmo ano, para o lançamento da pedra fundamental da Ponte da Integração; e em agosto de 2020, para o lançamento da pedra fundamental da duplicação da Rodovia das Cataratas.

Este foi o terceiro encontro entre Bolsonaro e Marito em Foz do Iguaçu – os outros dois foram na posse do general, na Itaipu, e no lançamento da pedra fundamental da Ponte, em 2019.

A Ponte

Com mais de 40% das obras concluídas, a Ponte da Integração Brasil - Paraguai, no Rio Paraná, é uma obra do governo federal, com gestão do governo do Paraná (por meio do Departamento de Estradas de Rodagem – DER) e recursos da Itaipu Binacional. Do tipo estaiada, a ponte terá 760 metros de comprimento, com vão-livre de 470 metros – o maior da América Latina -, e 40 metros de largura. O investimento total é de aproximadamente R$ 463 milhões. A obra deve ficar pronta em maio de 2022.

Fonte:

Deixe seu comentário