Portal da Cidade Foz

Tráfico na Fronteira

Brasileiro pode ir a julgamento no Paraguai por tentar enviar cocaína à Ásia

Ele foi preso em outubro de 2020 em frente a uma empresa de transportes em CDE, por tráfico internacional de drogas.

Publicado em 21/04/2021 às 21:09

(Foto: Divulgação)

O Ministério Público do Paraguai solicitou que o caso, em que um brasileiro está detido por tráfico internacional de drogas, seja levado à fase de julgamento. O acusado havia depositado pacotes contendo cocaína com destino à Ásia.

O procurador Manuel Rojas Rodríguez, da Unidade Especializada de Combate ao Tráfico de Drogas, pediu o julgamento público do brasileiro Francisco Rubens Nogueira Araújo (55), acusado dos supostos atos puníveis de porte sem autorização de entorpecentes e envio de substâncias entorpecentes para o exterior.

O pedido conclusivo foi apresentado no Tribunal Penal de Fiança nº 3, a cargo do desembargador Carlos Vera Ruiz.

Os antecedentes do caso referem que o brasileiro foi detido no dia 19 de outubro de 2020, aproximadamente às 11h10, em frente ao correio particular Asunción Express (AEX), sucursal de Ciudad del Este. De sua posse foram apreendidas duas caixas musicais, com embalagens ocultas, que por sua vez continham 136,3 gramas de cocaína, que pretendia enviar ao continente asiático por meio da citada empresa.

Minutos antes de ser privado da liberdade, o brasileiro já havia depositado na citada empresa uma carga maior de cocaína para ser enviada para Hong Kong e Tailândia. As substâncias foram distribuídas em vários pacotes, que também foram apreendidos pelos policiais. A carga total solicitada foi de 1 quilo e 351 gramas do medicamento.

O suspeito teria usado uma identidade falsa, Claudinei Aparecido Barbosa, para depositar a droga. Porém, mais tarde foi confirmado que seu nome verdadeiro é Francisco Rubens Nogueira Araújo.

Da mesma forma, os investigadores apreenderam diversos documentos, o que demonstraria que o réu atuava há muito tempo no suposto embarque de drogas para o exterior. Ele pode pegar entre 10 a 25 anos de reclusão.

Fonte:

Deixe seu comentário