Portal da Cidade Foz

Região

Capitania Fluvial do Rio Paraná inicia Operação Verão em cidades da região

A operação é de conscientização e fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações.

Publicado em 22/12/2019 às 01:36
Atualizado em

(Foto: Tiago Bachmann)

(Foto: Tiago Bachmann)

A Capitania Fluvial do Rio Paraná, em Foz do Iguaçu, iniciou na sexta-feira (20) a "Operação Verão 2019/2020 – Mares Seguros e Limpos”. A operação é uma campanha de conscientização e fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações, visando a segurança da navegação, assim como fortalecer a preservação dos rios e lagos.

A área de atuação será nos rios Paraná, Iguaçu, Piquiri, Ivaí, Chopim, além da Barragem de Foz do Areia e Lago Mourão; em 144 municípios do Estado do Paraná, cobrindo uma área de aproximadamente 600km. São 118 militares da Marinha do Brasil, 14 viaturas e 11 embarcações envolvidas até o dia 18 de março de 2020.

A Capitania segue intensificando seu trabalho, não somente nas ações de prevenção da poluição hídrica, mas também em atividades ligadas à salvaguarda da vida humana nas águas interiores e na segurança da navegação, uma vez que, deste modo, reforçamos a prevenção e minimizamos os riscos de acidentes com embarcações durante o verão. As ações de fiscalização envolvem os seguintes aspectos: habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação. Além disso, serão utilizados etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores. Ademais, haverá ações de monitoramento e controle de poluição hídrica nas áreas e nas embarcações fiscalizadas. Ações de conscientização serão realizadas em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores, com palestras educativas e dicas sobre as principais normas de segurança da navegação e preservação ambiental.

Outra ação que ocorrerá em conjunto com a “Operação Verão 2019/2020 – Mares Seguros e Limpos” será a “Travessia Segura”, no mês de janeiro, em todo o País, voltada a embarcações de transporte de passageiros e de turismo náutico, que têm seu fluxo intensificado durante o período de férias nas regiões litorâneas e nos balneários.

Fonte:

Deixe seu comentário