Portal da Cidade Foz

Pandemia

Casos ativos de covid-19 em CDE seguem caindo, mesmo após abertura da fronteira

Ciudad del Este concentra mais da metade dos casos ativos da doença no Alto Paraná, com 180 pacientes.

Publicado em 26/10/2020 às 04:54

(Foto: Fredy Flores / ABC Color)

O número de casos ativos de covid-19 continua diminuindo no Alto Paraná, segundo a contagem oficial do Ministério da Saúde Pública do Paraguai. O número ainda sofre uma redução desde a reabertura da Ponte da Amizade.

Segundo dados oficiais, existem atualmente 342 casos ativos do vírus no Alto Paraná, distribuídos em 16 municípios. O número atual representa uma redução de 77% nos positivos ativos em comparação com o pico alcançado há dois meses nesta região. Na terceira semana de agosto, foram notificados 1.494 casos.

Ciudad del Este concentra mais da metade dos casos ativos com 180 pacientes. Hernandarias regista-se com 35, Minga Guazú com 29, Naranjal com 25, Presidente Franco com 24 e Santa Rita com 21 são os municípios que somam dois dígitos.

Em Santa Rosa del Monday, há nove pacientes, Juan E. O'Leary cinco e Los Cedrales três; além disso, de Itakyry, Tavapy e San Cristóbal com dois casos em cada distrito. Enquanto San Alberto, Juan León Mallorquín e Raúl Peña relatam um caso em cada município.

Após o auge da pandemia no Alto Paraná, o número de casos ativos do covid-19 cai permanentemente, mesmo após a reabertura da Ponte da Amizade marcada no último dia 15 de outubro.

No dia 17 de outubro, após dois dias do desbloqueio da fronteira, em Alto Paraná havia 397 casos ativos. Depois de uma semana, o número caiu para 342.

A ocupação de leitos do Hospital Respiratório Integrado de Ciudad del Este, habilitado para pacientes com covid-19, também foi reduzida. Metade dos 46 leitos de UTI instalados estão disponíveis. “As consultas durante o mês de outubro em andamento até agora diminuíram”, disse Ana Rolón Jara, diretora do Instituto de Seguridade Social.

No entanto, os profissionais de saúde continuam em alerta para um possível ressurgimento do vírus nesta região do país.

Fonte:

Deixe seu comentário