Portal da Cidade Foz

Paraguai

Ciudad del Este com falta de leitos nos hospitais por conta da pandemia

Segundo profissionais da saúde, o resultado é consequência do feriado da Semana Santa e viagens da população.

Publicado em 13/04/2021 às 21:51

(Foto: Divulgação)

A situação crítica de saúde que o Paraguai atravessa devido à pandemia de Covid-19 mantém-se e, praticamente todos os dias, o país ultrapassa os números do dia anterior em termos de casos positivos, hospitalizações e óbitos. Alto Paraná não é exceção e o Dr. Carlos Pallarolas, pneumologista de Ciudad del Este, comentou que eles estão com uma ocupação de leitos muito alta.

“Temos pacientes em cadeiras esperando porque não temos leitos disponíveis. Estamos vivendo o resulado da Semana Santa agora”, lamentou em entrevista à rádio 1020 AM, do Paraguai.

Isso, levando em consideração o grande número de pessoas que viajaram para o interior antes do decreto sair em dias santos que buscavam diminuir o número de casos positivos e desafogar um pouco o sistema de saúde.

Pallarolas confirmou que não têm leitos disponíveis nos setores público e privado, mas que até o momento não casos de pacientes que tenham morrido à espera de um leito. “Procuramos prestar atenção a todos. Estamos exigindo profissionais da saúde, já estamos com esse pedido”, acrescentou.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde do Paraguai, no último relatório da Covid-19, nesta terça-feira (13), foram processadas 6.363 amostras em todo o país, das quais 2.599 foram positivas, todas casos comunitários. Em relação aos falecidos, foram notificadas 89 pessoas, totalizando até o momento a cifra de 4.978 óbitos pela doença. Enquanto há 2.888 pessoas internadas, 485 delas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Fonte:

Deixe seu comentário