Portal da Cidade Foz

Prejuízo

Ciudad del Este teve cerca de 12 mil desempregos por conta da pandemia

No período do fechamento das fronteiras, especialmente a Ponte da Amizade, boa parte das empresas da cidade paraguaia estiveram paralisadas.

Publicado em 05/01/2021 às 02:34

(Foto: Divulgação)

A Diretoria Regional do Ministério do Trabalho, Emprego e Previdência Social (MTESS) do Paraguai estima que cerca de 12 mil desempregos foram registrados em 2020 no Alto Paraná. O fechamento da Ponte da Amizade por sete meses, devido à pandemia covid-19, foi um fator determinante nesses casos.

Nesse período, grande parte das empresas, principalmente na área central de Ciudad del Este, estavam totalmente paralisadas, enquanto outras tinham movimentação mínima. O diretor regional, Julio Valdez, indicou que 2.229 pessoas apresentaram denúncias, a maioria por demissão sem justa causa ou por desacordo no valor acertado

Ele acrescentou que muitas empresas resistiram até abril, mas depois não puderam mais apoiar seus dirigentes, sendo maio, junho e julho os meses em que houve o maior número de denúncias de demissões.

“Participamos de audiências de mediação entre trabalhadores e empregadores, que somaram 1.444 ao longo deste ano. Essa situação também afetou o setor doméstico, com a realização de 63 audiências de mediação. Com isso, foram obtidos 1.028 convênios aprovados antes dessa direção”, indicou.

Por outro lado, houve empresas que aproveitaram a forma de suspensão do trabalho, para continuar mantendo seus funcionários na folha de pagamento. Neste caso, foram 3.552 pedidos, o que permitiu a 16.801 trabalhadores receberem uma compensação financeira por meio do IPS.

Em relação à assistência à saúde no local de trabalho, uma delegação do Ministério do Trabalho realizou 725 verificações para garantir a implementação dos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como o uso obrigatório de máscara facial, lavagem das mãos e distanciamento físico.

Fonte:

Deixe seu comentário