Portal da Cidade Foz

Argentina

Comerciantes de Porto Iguaçu se preparam para a reabertura da fronteira

Anunciada anteriormente para outubro, a Ponte Tancredo Neves tem chances de começar a ser reaberta já na segunda-feira (27) para turistas.

Publicado em 24/09/2021 às 08:30

(Foto: Norma Devechi/El Territorio)

Após a confirmação da reabertura da ponte Tancredo Neves como corredor turístico, ligando Porto Iguaçu (Argentina) a Foz do Iguaçu, os comerciantes trabalham contra o relógio para montar as instalações para a recepção dos primeiros visitantes internacionais depois de mais de um ano e meio isolados pela pandemia.

Nesse sentido, nesta semana muitos estabelecimentos comerciais continuaram com a procura de contratação de mão de obra, como foi o caso de uma empresa gastronômica que solicitou contratação de cozinheiros e de garçons. Paralelamente, as lojas de souvenirs também voltaram para as movimentações e fora das lojas colocaram cartazes solicitando pessoal para vendas, com vistas à chegada de turistas de Foz do Iguaçu e outras cidades brasileiras.

Por outro lado, outro local de Porto Iguaçu que também se prepara para a próxima semana é a Ferinha, zona frequentada principalmente por brasileiros que querem comprar azeite, vinhos e embutidos, além de degustar empanadas argentinas.

Nesse sentido, Cesar Batista, dono de uma das lojas Ferinha, comentou ao site El Territorio: “Estamos nos preparando com uma euforia depois de 17 meses, querendo começar. Temos que ver como é, quantas pessoas podem entrar”. Ele comentou que houve andamento da pintura e manutenção do estabelecimento, tanto naquele local quanto na maioria dos postos da área. E acrescentou: "Estamos felizes, felizmente vamos ter um dia feliz". Ele indicou que agora foram adicionadas quatro novas lojas..

Enquanto isso, Elisa Bareiro, presidente da Associação Civil Feria Santa María, disse: “Estamos felizes com a notícia e cada vendedor está arrumando suas instalações, limpando. Temos grandes expectativas”.

Reabertura para turismo

Do Centro de Fronteira Norte Mesopotâmia, liderados por Gustavo Héctor Careaga, eles lembraram que a reabertura da segunda-feira organizada pelo governo nacional é apenas para a circulação de turistas pela Ponte Internacional Tancredo Neves.

Isso para estabelecer que se trata de um teste piloto e que é autorizada a entrada de estrangeiros ou companheiros de viagem, mas não representa a circulação do tráfego de bairros fronteiriços que, conforme indicado, estaria prevista para outubro. Para ter certeza desta última modalidade, também se espera conhecer os detalhes e abrangências que serão divulgados pelo governo nacional.

Conforme foi informado, em decorrência dos novos esforços do governador Oscar Herrera Ahuad perante os novos membros do gabinete nacional, foi anunciado que, a pedido de Misiones há mais de um mês, a criação de um corredor turístico e sanitário seguro entre as cidades de Porto Iguaçu e Foz de Iguaçu que entrará em vigor a partir da próxima segunda-feira, dia 27 de setembro.

Por enquanto, espera-se a implementação do protocolo de saúde correspondente. Como se sabe, Misiones apresentou à Nação uma proposta que se encontra em análise e espera-se que seja implementada tal como foi proposta ou com as modificações consideradas pertinentes para a sua aplicação na fronteira.

Fonte:

Deixe seu comentário