Portal da Cidade Foz

Fronteira

Comércio de Ciudad del Este está liberado para funcionar das 5h às 17h

A decisão de flexibilizar a quarentena na região veio após protestos ocorridos na noite de quarta-feira (29), no centro de Ciudad del Este.

Publicado em 30/07/2020 às 02:05
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

O comércio de Ciudad del Este, no Paraguai, está liberado a funcionar no horário local das 5h às 17h de segunda a sexta e das 5h às 16h aos sábados. É o que ficou decidido, após reunião no início da tarde desta quinta-feira (30) entre representantes do Poder Executivo, juntamente com o Governador de Alto Paraná, com o Prefeito de Ciudad del Este Miguel Prieto e outras autoridades. Para que o comércio possa funcionar, os controles sanitários deverão ser rigorosamente cumpridos. A fronteira com o Brasil permanece fechada.

O ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, explicou que restaurantes, academias e atividades de lazer serão restritas durante essas duas semanas. Somente o serviço de entrega em domicílio será permitido.

A decisão para que a quarentena na região fosse flexibilizada, veio após manifestações ocorridas na noite de quarta-feira (29), no centro de Ciudad del Este, próximo à aduana paraguaia, na Ponte Internacional da Amizade. Durante os protestos, houve princípios de incêndio em um caminhão e confrontos com a Força Nacional do Paraguai. A região vem sofrendo forte crise econômica por conta do fechamento da fronteira, com milhares de demissões ocorridas durante a pandemia do novo coronavírus.

A proposta do Governador e da Prefeitura foi aprovada e as atividades laborais estão permitidas das 5h às 17h de segunda a sexta e das 5h às 16h aos sábados, desde que fora desse período as pessoas cumpram o isolamento obrigatório.

O alto índice de contágios e a saturação dos hospitais da região foram os motivos para que o Governo determinasse o retrocesso na quarentena, em Alto Paraná.

Fonte:

Deixe seu comentário