Portal da Cidade Foz

Codetri

Conselhos de desenvolvimento da fronteira se unem em conjunto contra a denge

O Codetri coordena as iniciativas na região trinacional, em apoio ao trabalho do poder público.

Publicado em 28/03/2023 às 07:37
Atualizado em

O Conselho de Desenvolvimento da Região Trinacional do Iguassu (Codetri) definiu ações conjuntas para a prevenção e o combate de arboviroses como dengue e chikungunya nas Três Fronteiras da Argentina, Brasil e Paraguai. A decisão foi tomada em reunião com instituições públicas e privadas na sexta-feira, 24.

O planejamento contou com integrantes do Codespi, Codefoz, Codeleste e Codefran, conselhos de desenvolvimento de Puerto Iguazú, Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Presidente Franco. Gestores públicos e profissionais da saúde também participaram da plenária.

Em Foz do Iguaçu, o principal problema é a pandemia de dengue, que levou a cidade a decretar situação de emergência. Nas localidades paraguaias e argentinas, a maior preocupação é com a febre chikungunya, igualmente transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

“Precisamos nos unir para enfrentar problemas que afetam as cidades da região trinacional, a exemplo de como já fizemos durante a pandemia de covid-19”, frisou a presidente do Codetri, Linda Taiyen. “Nossas ações irão no sentido de colaborar e reforçar o trabalho do poder público”, explicou.

“A dengue é o que mais está preocupando a todos neste momento, pois os números com pessoas infectadas pela doença, divulgados pelas autoridades, são alarmantes”, discorreu. “O momento é de ação, e os conselhos de desenvolvimento estão se somando à causa”, disse Linda.

Mobilização contra a dengue

O coordenador do Comitê de Controle e Prevenção da Dengue em Foz do Iguaçu, Marcos Jahnke, também secretário municipal de Segurança Pública, fez um balanço das ações mantidas pela prefeitura. Ele afirmou que a cidade está no período mais contundente da doença.

“De janeiro para cá, as condições climáticas criaram um ambiente favorável para a proliferação do mosquito”, expôs. “As medidas foram intensificadas no município, mas há uma sobrecarga no sistema de saúde, agravado porque a cidade atende pessoas de toda a região”, mencionou Jahnke.

Presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves enfatizou a importância da prevenção. “No momento atual, temos que somar forças. A campanha de prevenção deve ser massiva, com materiais para utilização simultânea nas quatro cidades fronteiriças”, propôs.

Representante do Codespi, Rodrigo Blanco lembrou a escalada da doença que afetou Puerto Iguazú há alguns anos. “A doença ficou incontrolável, gerou uma consciência na população, que passou a se envolver. A principal informação é divulgar que cada morador deve revisar o seu pátio e evitar criadouros”, pontuou.

Medidas conjuntas

O fortalecimento de campanhas de prevenção e a mobilização da sociedade civil organizada e do setor empresarial foram as principais ações aprovadas durante a reunião do Codetri. O objetivo é pautar as iniciativas de combate à dengue em cada instituição e empresa, enfatizando a mensagem da conscientização.

A proposta é empreender ações conjuntas e simultâneas nas cidades de Puerto Iguazú, Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Presidente Franco. Além disso, as localidades irão aumentar o intercâmbio de informações e a troca de experiências sobre medidas e instrumentos contra a dengue.

Também foram apresentadas sugestões para reconhecer moradores e instituições que se destacarem em medidas de combate à doença e o uso de tecnologias. A plenária realçou a importância da fiscalização e de sanções aos proprietários que não cuidam adequadamente dos seus bens.

Para auxiliar no trabalho, o Conselho de Desenvolvimento na região trinacional restabeleceu a Câmara Técnica de Saúde Pública. Essa instância irá reunir profissionais e representantes da área sanitária dos três países da fronteira.

Outras pautas

A plenária aprovou a realização de um novo ciclo de planejamento do Codetri. Também encampou a proposta do Instituto Polo Internacional Iguassu para a realização de uma pesquisa sobre empregabilidade na fronteira a fim de nortear projetos voltados para o primeiro emprego, com base na experiência do projeto Trilha Jovem, mantido pela entidade. 

Fonte:

Deixe seu comentário