Portal da Cidade Foz

Busca de Soluções

Empresários analisam reabertura de ponte Brasil-Paraguai em quatro fases

A reabertura gradativa da fronteira depende dos governos dos dois países.

Publicado em 04/09/2020 às 01:01
Atualizado em

(Foto: Reprodução Câmera Portal da Cidade)

Durante o encontro virtual realizado na última terça-feira (1º), empresários de Ciudad del Este e Foz do Iguaçu discutiram um plano para a reabertura gradativa da Ponte da Amizade. É um protocolo que estabelece quatro fases para a passagem de turistas.

Carlos Jara, presidente da Câmara dos Empresários do CDE e Alto Paraná, explicou que a primeira fase prevê um horário de circulação das 6h às 18h. Nesse período, 600 veículos poderão passar, mas não pedestres. Na segunda fase, o horário é alargado das 6h00 às 22h00, com a passagem de 1.000 veículos e é autorizada a circulação de pessoas. Nessas fases, moradores da capital do Alto Paraná e de Foz do Iguaçu poderão circular.

Na fase três é autorizada a passagem de 1.500 veículos e cidadãos de outras cidades. Na quarta fase, será permitido o fluxo normal de turistas. Nesse contexto, Jara explicou que o andamento das fases depende do cenário epidemiológico de ambos os países.

A reabertura gradativa da fronteira depende dos governos do Paraguai e do Brasil. Os empresários esperam uma mesa de diálogo com as autoridades dos dois países para o avanço do protocolo, que garante a segurança da população.

A atividade comercial no centro de Ciudad del Este está paralisada desde a segunda quinzena de março. Pelo menos 75 mil pessoas ficaram sem renda, das quais 20 mil correspondem ao setor formal e 55 mil ao setor informal.

Fonte:

Deixe seu comentário