Portal da Cidade Foz

Crime Internacional

Funcionário da prefeitura de Ciudad del Este é preso por tráfico de armas

O homem é considerado pela Polícia Federal um dos principais traficantes de armas de alto calibre de uma das maiores facções do crime, o Comando Vermelho.

Publicado em 01/12/2020 às 23:19

(Foto: Divulgação)

Na terça-feira (1º) foi capturado um funcionário da Prefeitura Municipal de Ciudad del Este, acusado de ser um dos principais traficantes de armas da tríplice fronteira. O sujeito foi detido no âmbito de uma operação conjunta entre a Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) e a Polícia Federal do Brasil.

A prisão mostra, mais uma vez, que essa região de fronteira e Ciudad del Este, em particular, é a principal fornecedora de armas para facções criminosas do Brasil, como o PCC e o Comando Vermelho.

Pedro César Prieto foi flagrado na terça, por volta do meio-dia em frente à prefeitura de Ciudad del Este, onde trabalha como funcionário. Segundo os dados, a operação durou mais de um ano em tarefas de inteligência e foi coordenada por agentes especiais da Senad e da Polícia Federal.

O homem é considerado pela Polícia Federal um dos principais traficantes de armas de alto calibre de uma das maiores facções do crime, o Comando Vermelho, cujo centro de operações é o Rio de Janeiro. Para tanto, utilizou as conhecidas “mulas de fronteira” que recebem quantias em dinheiro para o transporte das armas, principalmente em fundos de veículos duplos.

Prieto tinha um mandado de prisão internacional, com transmissão em vermelho da Interpol. Além disso, cumpriu pena de prisão no Rio de Janeiro. Os intervenientes indicaram que a sua captura implica um grande golpe na logística do fornecimento de armas à referida organização criminosa.

A operação foi coordenada e acompanhada pelo promotor Eduardo Royg. Em território brasileiro, especificamente no Rio de Janeiro, a Polícia Federal também realizou operações simultâneas, visando ao desmantelamento da rede de tráfico de armas.

"Paraíso de Tráfico de Armas"

Por muito tempo, Ciudad del Este foi apontada como o principal ponto de entrada em massa de armas no território brasileiro. De acordo com os dados, existe até uma lei que proíbe a importação de armas, promulgada há dois anos a pedido da DIMABEL.

Porém, à primeira vista, percebe-se que em muitos negócios da capital departamental são vendidas armas de todos os calibres, o que sugere que sejam contrabandeadas e posteriormente vendidas ao “mercado” brasileiro, que são as facções criminosas. cujo principal negócio é o tráfico de drogas.

Presume-se que os traficantes de armas gozem da proteção de políticos importantes do lado paraguaio. Portanto, não é menor o fato de que o agora detido era funcionário do Município de Ciudad del Este, atualmente administrado pelo prefeito Miguel Prieto (Indep).

Fonte:

Deixe seu comentário