Portal da Cidade Foz

Acabou a Espera

Governo do Paraguai anuncia reabertura total da Ponte Internacional da Amizade

A reabertura será a partir da próxima terça-feira, 29 de setembro, e exclusivamente para turismo de compras.

Publicado em 22/09/2020 às 01:37
Atualizado em

(Foto: ABC Color)

A Diretora de Migração do Paraguai, Ángeles Arriola, anunciou nesta terça-feira (22) que o Governo do vizinho país aprovou a reabertura total da Ponte da Amizade, que liga Ciudad del Este a Foz do Iguaçu, por um período experimental de três semanas. O desbloqueio da passagem de fronteira seria a partir de terça-feira, 29 de setembro.

“O Presidente da República foi muito claro e falou de uma autorização sem controles na ponte (da Amizade), na ida e na volta de taxistas, mototáxis e todas as pessoas que passam por terra”, disse Ángeles Arriola, diretora de Migração, durante encontro realizado nesta manhã com autoridades locais e representantes sindicais.

O vice-ministro da Reitoria e Vigilância Sanitária, Julio Rolón, explicou que a reabertura da Ponte da Amizade será por um período experimental de três semanas e que a evolução epidemiológica será posteriormente analisada em reunião.

As migrações possibilitarão a entrada de turistas brasileiros das 5h às 14h, enquanto a saída será até as 18h.

Os visitantes estrangeiros também podem entrar em Presidente Franco e até o km 314 de Minga Guazú (antigo km 30).

Eles celebram a reabertura

Milhares de manifestantes que permaneceram de madrugada a poucos metros da Ponte da Amizade comemoraram a decisão do governo nacional de reabrir a passagem internacional entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu.

Com a explosão de fogos de artifício e gritos de "sim, dá para fazer" e "trabalhadores unidos nunca serão derrotados", receberam a notícia após encontro realizado com autoridades nacionais na governadoria do Alto Paraná.

“Parece-nos que é uma medida acertada e que agora é fazer a nossa parte para que as infecções não aumentem e para que a ponte não volte a fechar pelo menos até ao final do ano. Que possamos ter um final de ano produtivo para o comércio fronteiriço”, disse Linda Taigen, representante da Codeleste (Conselho de Desenvolvimento de Ciudad del Este).

“Grande vitória do povo paranaense”, twittou o governador Roberto González Vaesken (ANR, Indep.) Por sua vez, enquanto o prefeito Miguel Prieto Vallejos (MCDE) disse que agora é o momento de reativar a economia regional.

Miguel Barrios, dirigente do taxista, destacou que a decisão é importante e permitirá a retomada das atividades laborais de milhares de trabalhadores.

Principal fronteira do Brasil, a Ponte da Amizade foi fechada ainda em 18 de março deste ano, para conter o contágio da pandemia de coronavírus na fronteira. Apesar da segurança sanitária, o bloqueio gerou graves crises econômicas, com empresas fechando as portas e milhares de trabalhadores desempregados.

Fonte:

Deixe seu comentário