Portal da Cidade Foz

investimento

Inauguração de ciclovia em Santa Terezinha reúne mais de 500 ciclistas

Trecho de 14 quilômetros ligando o perímetro urbano da cidade ao terminal turístico foi aberto ao público neste domingo (22).

Publicado em 22/04/2018 às 04:44

(Foto: Nilton Rolin/Itaipu Binacional)

Mais de 500 ciclistas de todas as idades participaram na manhã deste domingo (22), em Santa Terezinha de Itaipu, do passeio inaugural da ciclovia que liga o perímetro urbano da cidade ao Terminal Turístico Alvorada de Itaipu, em um trecho de 14 quilômetros. A obra é uma parceria entre a Itaipu Binacional e a prefeitura, com investimentos de aproximadamente R$ 2 milhões.

A solenidade oficial de inauguração ocorreu logo após o passeio, no terminal turístico, reunindo o diretor de Coordenação de Itaipu, Newton Kaminski, o prefeito de Santa Terezinha, Cláudio Eberhard, secretários municipais, vereadores e outras autoridades da região.

Eberhard agradeceu o apoio de Itaipu e disse que a obra representa um marco para o desenvolvimento do turismo na região. “Discutimos esse projeto durante um ano, do ponto de vista operacional e técnico, e conseguimos fazer com que saísse do papel. Para nós, é um motivo de grande orgulho e o apoio de Itaipu foi fundamental.”

Newton Kaminski antecipou que, além da ciclovia, outro investimento está programado para Santa Terezinha de Itaipu, que é a revitalização do próprio terminal turístico. O termo de parceria entre Itaipu e o município já foi assinado e as obras devem começar no mês que vem.

“Essa é uma data muito importante por conta da integração, do desenvolvimento, e porque mostra o que nós queremos para os municípios lindeiros [ao Lago de Itaipu]. Temos vários outros projetos, com outros municípios da região”, acrescentou, citando como exemplo a ciclovia que vai ligar Foz do Iguaçu a Cascavel pelo Parque Nacional do Iguaçu.

Antiga reivindicação

A ciclovia de Santa Terezinha de Itaipu é uma antiga reivindicação dos ciclistas da cidade. O coordenador do grupo STI Bikers, Amil Rodrigues dos Santos, relatou que acidentes envolvendo bicicletas e veículos motorizados já foram registrados na rodovia estadual Natalino Spada (PR-874), que liga a cidade ao terminal turístico. “Com a ciclovia, teremos mais segurança. Não só para nós [do grupo]: a partir de agora, mais gente vai passar a percorrer o caminho de bicicleta.”

A mesma avaliação tem a moradora Jicieli Aparecida de Freitas, que participou do passeio inaugural com o filho João Pedro, de 9 anos. “Eu já fazia esse trecho de bicicleta, mas com o filho é a primeira vez. Porque antes não tinha acostamento [na estrada] e ficava difícil pedalar com criança. Agora ficou bem mais seguro”, afirmou.

Dulcelaine de Souza da Cunha fez o passeio com a filha Lívia, de apenas 2 anos. “Foi a primeira vez que venho para cá de bicicleta e curti bastante. A Lívia curtiu ainda mais, ela não queria parar”, divertiu-se. “Essa ciclovia é muito importante para a cidade porque estimula a prática esportiva e une ainda mais a família.”

Fonte:

Deixe seu comentário