Portal da Cidade Foz

Busca por Soluções

Lojas francas de Foz do Iguaçu preocupam comerciantes de Ciudad del Este

As vantagens fiscais na importação acabariam matando o comércio da capital do Alto Paraná, já bastante prejudicado devido à crise econômica da pandemia.

Publicado em 14/01/2021 às 22:48

(Foto: Divulgação)

Com a instalação de duas lojas duty-free e quatro em andamento em Foz do Iguaçu (Brasil), os comerciantes de Ciudad del Este alertaram para os riscos ao comércio local, já que as vantagens fiscais na importação acabariam matando o comércio da capital do Alto Paraná, já bastante prejudicado devido à crise econômica na tríplice fronteira.

“É urgente ter uma solução definitiva para se manter competitivo porque depois pode ser tarde demais”, disse Said Taijen, diretor da Câmara de Comércio e Serviços da capital departamental. Ele pede que o Congresso Nacional possa aprovar o quanto antes o Regime de Exportação.

Em 2020, chegaram à Foz do Iguaçu duas lojas francas, que constituem uma ameaça direta ao comércio fronteiriço, indicaram os empresários. A esse respeito, Said Taijen disse que, além do município iguaçuense, em outras quatro cidades limítrofes com o Paraguai estão sendo preparadas lojas francas, para que “se o mercado se perder nunca mais será recuperado ou o que resta não será suficiente manter empregos e atividades no microcentro se tornará nula”.

Ele indicou que para evitar uma catástrofe comercial, o governo nacional deve definir ações concretas para que as cidades fronteiriças continuem competitivas. Nesse sentido, o projeto de lei do Regime de Exportações, apresentado pelos sindicatos comerciais de Ciudad del Este, Pedro Juan Caballero, Salto del Guairá e Encarnación aguarda aprovação no Senado.

“Faço um apelo ao próprio Presidente Marito (Mario Abdo Benítez), aos demais representantes do Governo e dos sindicatos da capital para que venham e vejam de perto e criem assim a situação que se apresenta. É urgente ter uma solução definitiva para se manter competitivo, porque depois pode ser tarde demais”, alertou Taijen.

Lojas francas em Foz do Iguaçu

“Eu mesmo estive em Foz do Iguaçu, visitando a loja (dutty free) instalada em um dos shoppings e é uma verdadeira ameaça ao nosso negócio em CDE. A isso se somam os de Puerto Yguazú, na Argentina”, explicou Taijen. Ele disse que este ano serão abertos cerca de quatro free shops na cidade vizinha.

De acordo com a regulamentação em vigor, há um limite de US$ 500 para compras em free shops. Por outro lado, o movimento comercial em Ciudad del Este despenca, devido ao descompasso cada vez maior entre o dólar e o real.

Fonte:

Deixe seu comentário