Portal da Cidade Foz

Turismo

Ministro do Turismo discute estratégias para desenvolver o setor na fronteira

Evento em Foz teve as participações da ministra do Turismo do Paraguai, Angelita Duarte de Melillo e do Uruguai, Tabaré Viera Duarte

Publicado em 22/11/2023 às 20:24

(Foto: Kiko Sierich / PTI)

O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, participou da abertura do Seminário de Turismo de Fronteira, nesta quarta-feira (22), em Foz do Iguaçu (PR). O evento reuniu autoridades do Brasil, Paraguai e Uruguai, com o objetivo de discutir problemas em comum, roteiros integrados e estratégias para desenvolver o turismo na região.

Também estavam presentes a ministra de Turismo do Paraguai, Angelita Duarte de Melillo; o ministro de Turismo do Uruguai, Tabaré Viera Duarte; o cônsul da Argentina em Foz do Iguaçu, Alejandro Massucco; e o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri.

O seminário foi uma prévia para a 29ª Reunião de Ministros do Mercosul, que ocorre nesta quinta-feira (23), no Cineteatro dos Barrageiros, nas dependências da Binacional.

Em entrevista coletiva antes do evento, Celso Sabino afirmou que um dos grandes desafios do Mercosul é facilitar o trânsito de cidadãos entre os países do bloco, permitindo maior rapidez e menor burocracia. “Queremos avançar no sentido de termos um livre acesso nas fronteiras, um fluxo entre turistas que seja dispensado o controle migratório e também alfandegário. Esse é objetivo em comum entre os ministros”, disse.

“Quando você vai para a Europa, por exemplo, entra em um país e depois pode circular livremente por todos os países integrantes do bloco”, reforçou o ministro do Uruguai. “Somos parte de nossos governos e estamos convencidos que temos que trabalhar para melhorar, para resolver, para atender e alcançar esse objetivo.”

Para a ministra Angelita Duarte de Melillo, é necessário “deixar de nos vermos como competidores para que possamos trabalhar em equipe, vendendo um destino como uma região, não como um país, e poder alcançar a facilitação do acesso do tramites migratórias e ter uma presença importante nos eventos internacionais, otimizando a qualidade dos gastos dos nossos países e mostrando ao mundo uma região digna de ser descoberta”, completou.

Enio Verri observou que a região abriga grandes atrativos turísticos e que superar a burocracia é um desafio de todos os países. “A Itaipu é o melhor exemplo de integração do mundo. Onde dois países (Brasil e Paraguai), com diferenças culturais e sociais gigantescas, têm convido muito bem e alcançado resultados fantásticos”, afirmou.

Celso Sabino acrescentou que outra meta do ministério é fazer com que qualquer documento usado em um país possa ser aceito em outro, não apenas a carteira de identidade. Ele mencionou ainda esforço conjunto para melhorar a interconexão de voos entre os países do Mercosul e com em outros continentes, e a divulgação internacional da marca Visit South America.

Pilares do setor

Durante o seminário, Enio Verri fez uma apresentação sobre “Itaipu Binacional e Ações de Turismo na Região: Promoção da Tríplice Fronteira x Dificuldade do Turista em Cruzar as Fronteiras”. O diretor abordou os três pilares da ação da empresa no setor: a atuação interna, por meio dos atrativos operados pela Complexo Turístico Itaipu (CTI); externa – a relação de Itaipu com o trade turístico e outras entidades da região; e político-institucional, para estreitar a relação e encaminhar os pleitos do Destino Iguaçu para autoridades em Brasília.

Em 2024, segundo ele, a empresa vai atuar fortemente para a captação de novos voos para o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e ajudar a desenvolver o turismo rural de base comunitária na região – entre outras ações. Ao final do evento, os ministros foram recebidos em um coquetel no Mirante Central da Itaipu, o principal ponto de parada dos turistas que visitam a usina.

Fonte:

Deixe seu comentário