Pandemia
Paraguai fará quarentena de 9 dias, mas manterá Ponte da Amizade aberta
As medidas começam a valer no sábado (27) e vão até segunda, dia 5 de abril, em todo território paraguaio.
Publicado em
24/03/2021 às 21:24
Atualizado em
Novas medidas para conter o avanço do coronavírus foram anunciadas nesta quarta-feira (24) pelo governo do Paraguai. A princípio, elas valem por nove dias, durante a Semana Santa. As fronteiras, em especial a Ponte Internacional da Amizade, permanece aberta neste período.
A principal medida será a circulação permitida apenas para atividades essenciais no horário entre as 5h e as 20h. Parques públicos serão fechados. As medidas são semelhantes às adotadas em março de 2020, quando a doença chegou ao Paraguai.
Da mesma forma, serão proibidos os transportes de curta, média e longa distância, regulamentados pela Diretoria Nacional de Transportes (Dinatran). Já o transporte de passageiros na Região Metropolitana, regulamentado pelo Vice-Ministério dos Transportes, continuará regulamentado, podendo transportar apenas passageiros sentados.
Em relação às aulas da rede pública e privada, foi ordenada a suspensão das aulas presenciais para acompanhar as medidas.
Controles de rolagem
Durante os 8 dias de vigência do decreto, serão feitos rígidos controles pela Polícia Nacional junto às Forças Militares, bem como pela Patrulha Rodoviária e Policiais Municipais, informou o Subcomandante da Polícia, Victor Balbuena.
Já a fronteira com o Brasil permanecerá aberta para atividades essenciais, mas haverá controles para saída do cordão sanitário em cada cidade fronteiriça.
Os 13 postos de fronteira habilitados até o momento, incluindo o Aeroporto Silvio Pettirossi, permanecerão abertos com o protocolo atual para apresentação de PCR negativo para entrada no país, informou a diretora de Migração, Maria de los Angeles Arriola. No entanto, durante a Semana Santa prevalecerá a restrição à circulação, lembrou.
Situação crítica
O ministro da Saúde, Júlio Borba, indicou que a situação é crítica com 100% de ocupação dos leitos dos setores público e privado para casos graves de Covid-19.
Borba também confirmou a circulação da variante Manaus do coronavírus, de acordo com os últimos estudos. Nsta quarta-feira (24) foram 51 mortos, número recorde que ultrapassa os 49 de terça-feira (23).
Para ler o decreto na íntegra, clique aqui.
Fonte: Portal da Cidade
Notícias relacionadas
Morre Edson Morais, um dos nomes mais conhecidos da comunicação do Oeste do Paraná
12/09/2026 às 09:47
Carreta tomba e deixa motorista morto em movimentada via de Ciudad del Este
12/09/2026 às 08:41
Mulheres são presas com oito armas e 3,4 kg de haxixe em ônibus na BR-277
11/09/2026 às 13:31
Presidente do Paraguai convida empresários brasileiros a investir no país vizinho
11/09/2026 às 11:08
Mulher recebe oferta de emprego no Brasil e acaba em local de exploração sexual
11/09/2026 às 10:32
Acusado de abastecer PCC e CV com armas que passavam pelo Paraguai chega ao Brasil
10/09/2026 às 12:05