Portal da Cidade Foz

Ensaios

Perto da inauguração, Ponte da Integração recebe primeiros testes de iluminação

Mesmo com a Ponte da Integração pronta, o trânsito de veículos e pessoas não deve ser imediatamente liberado. Inauguração pode ocorrer segunda-feira (12).

Publicado em 06/12/2022 às 15:50

(Foto: Divulgação/Itaipu Binacional Paraguai)

A Ponte da Integração Paraguai-Brasil já impressiona na paisagem noturna da Tríplice Fronteira. Esta semana começaram os testes do sistema de iluminação que permite apreciar a via da passagem de fronteira à noite, informou o lado paraguaio Itaipu.

A Ponte da Integração, empreendimento financiado pela Itaipu Binacional no valor aproximado de R$ 323 milhões, está prestes a ser inaugurada. Quanto aos detalhes do sistema de iluminação, até o momento foram colocados 56 postes ao longo do tabuleiro. Cada coluna possui dois níveis de instalação da luminária; a superior para iluminação da via (veicular) e a inferior para a calçada de pedestres. Tudo com tecnologia LED.

Além dessas obras, também foi feito o tensionamento dos tirantes, como ajuste final da tensão desses componentes, conforme explica o engenheiro Pánfilo Benítez, assessor especial da Coordenação de Itaipu, Margem Direita. Também terminaram os trabalhos de colocação da camada asfáltica na via por onde os veículos vão circular muito em breve.

Quanto ao andamento geral das obras, o engenheiro Benítez sustentou que estão avançadas nesta última etapa prevista. Ele mencionou que já foi iniciada a instalação das grades de segurança e também foi realizado o teste de carga, teste de vital importância que determina o bom funcionamento da estrutura.

A Ponte da Integração, obra realizada pelos governos do Brasil e Paraguai, marca a segunda ponte internacional entre os dois países, após 57 anos da inauguração da Ponte da Amizade.

A obra executada pela Binacional é do tipo misto (concreto e metal) estaiada, tem 760 metros de extensão, com pilares principais de 180 metros de altura e um vão central (espaço entre os dois pilares por onde passa o leito do rio). navegação do rio) de 470 metros de largura e mais de 60 metros de altura sobre cheias máximas de água.

Em 12 de dezembro sua inauguração

Em 18 de novembro, o Presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, anunciou em entrevista coletiva concedida no distrito de Capitán Miranda, departamento de Itapúa, que a nova via seria inaugurada em 12 de dezembro. A solenidade, no entanto, ainda não foi confirmada pelo Palácio da Alvorada. O evento não consta, até o momento, na agenda oficial do Presidente Jair Bolsonaro (PL).

Mesmo com a Ponte da Integração pronta, o trânsito de veículos e pessoas não deve ser imediatamente liberado. Na cabeceira brasileira, a Rodovia Perimetral Leste está com menos de 20% do cronograma concluído. No Paraguai, a conexão entre a ponte e o perímetro urbano de Presidente Franco também não foi concluída.

A previsão é que a abertura ao tráfego ocorra de forma gradual ao longo de 2023, à medida que estruturas como pontes, viadutos, aduanas e pátios de fiscalização de caminhões sejam finalizadas nos dois lados da fronteira.

Fonte:

Deixe seu comentário