Portal da Cidade Foz

Fronteiras

Plano de Governo não reativa comércio fronteiriço, prevê autoridades do Paraguai

Uma formação de comissão permanente de trabalho do setor comercial com a Equipe Econômica foi solicitada junto ao governo federal.

Publicado em 08/07/2020 às 21:36
Atualizado em

(Foto: Última Hora)

Representantes da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços da cidade de Encarnación, garantem que a proposta do Governo Nacional não leve à reativação comercial das cidades fronteiriças, seriamente afetada pelo fechamento das fronteiras pela pandemia de coronavírus.

Esses dados são derivados da série de reuniões virtuais realizadas com representantes das quatro cidades fronteiriças (Ciudad del Este, Pedro Juan Caballero, Salto del Guairá e Encarnación) e membros da Equipe Econômica Nacional.

Em tal situação, solicitam a formação de uma comissão permanente de trabalho do setor comercial com a Equipe Econômica, de lá negociam e projetam com o Governo a reativação comercial de acordo com as realidades de cada área.

Mirtha Montiel, presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Encarnación, através de uma declaração dirigida aos membros da câmara, informa sobre os aspectos abordados nessas reuniões e as conclusões a que chegaram, onde ficou claro que a proposta de reativação econômica e comercial do governo não convence, portanto, solicitam uma análise profunda e repensam a situação, a fim de focar na real reativação do setor.

Representantes das quatro cidades mencionadas, o ministro das Finanças, Benigno López, o ministro da Indústria e Comércio, Liz Cramer, o vice-ministro da Tributação, Óscar Orué, o senador nacional Enrique Riera e o consultor Enrique Varela participaram da reunião, contratado pelo presidente da Câmara de Comércio de Pedro Juan Caballero; onde cada Câmara de Comércio apresentou suas sugestões e preocupações para a reativação comercial da fronteira.

"No entanto, destacamos que os mais recentes decretos governamentais não levam à reativação comercial de nossas cidades, que está passando por uma grave crise econômica devido à pandemia de Covid-19, motivo pelo qual solicitamos a formação de uma comissão permanente de trabalho do setor comercial com a equipe econômica, acompanhada pela consultoria acima mencionada, que organizará as solicitações de todos e depois negociará com o governo. Da mesma forma, será formada uma comissão de cada cidade, que será composta, além dos comerciantes, por representantes dos governos departamentais e municipais ”, afirmou Montiel.

Fonte:

Deixe seu comentário