Portal da Cidade Foz

Tráfego lento

Polícia Federal explica congestionamento na Ponte Tancredo Neves no sábado, 11

Alto número de registros migratórios, atípicos para essa época, além de problemas com a conexão de internet causaram a lentidão no acesso à Argentina.

Publicado em 13/03/2023 às 19:56

(Foto: Arquivo/Ilustrativa)

A Polícia Federal emitiu uma nota nesta segunda-feira, 13, para explicar o congestionamento na Ponte Tancredo Neves, na fronteira com a Argentina em Foz do Iguaçu, no último sábado, 11.

De acordo com  a PF, vários motivos causaram a demora na passagem, entre eles o alto número de registros migratórios, atípicos para essa época, além de problemas na conexão de internet.

Confira a nota:

A PF vem a público esclarecer que as filas formadas no posto de migração na aduana da Ponte Internacional Tancredo Neves, fronteira com a Argentina, na manhã do dia 11/03 (sábado), foram geradas devido a uma convergência de fatores atípicos que ocorreram de forma simultânea.

O primeiro fator a ser levado em consideração foi a quantidade atípica de registros migratórios realizados na fronteira com a Argentina. Só para efeitos de comparação, nos doze dias iniciais do mês de março ocorreram mais atendimentos que todo o mês de janeiro do corrente ano (28.317 x 26.579, respecitvamente), época de férias em que há grande circulação migratória entre os dois países.

Comparando o mês parcial de março (até o dia 12) deste ano com o de 2022 percebemos novamente a desproporção dos números. Enquanto que no ano passado foram feitos, durante todo o mês de março, cerca de 35 mil atendimentos, nesse ano, somente nos doze primeiros dias do mês já foram realizados 28.317 procedimentos migratórios.

Analisando mais detalhadamente o dia específico em que foi registrada e noticiada as filas na aduana da PTN, o último sábado (11/03) registrou o maior número de atendimentos em todo o mês de março, com um total de 2.686 registros migratórios. Para se ter um parâmetro de comparação, o dia mais movimentado de março de 2022 foi registrado cerca de 1.356 atendimentos, praticamente metade do público atendido no sábado passado (11/03).

Além disso, durante o sábado, houve um pico de atendimento às 09h da manhã, sendo realizados um total de 307 registros migratórios, enquanto que a média horária do dia foi de 100 atendimentos realizados.

Essa discrepância de volumes de atendimentos que vem ocorrendo neste mês de março foi potencializada com problemas técnicos de conexão de internet, o que forçou a operar o sistema de migração de forma off-line, causando lentidão na execução do procedimento migratório.

A PF ainda informa que o procedimento migratório é realizado por agentes terceirizados e policiais federais, com efetivo reforçado nos dias de maior demanda de atendimento. Em paralelo a isso, a implementação do app STI MOBILE, aplicativo que permite o estrangeiro agilizar o seu atendimento realizando o cadastramento on-line de qualquer lugar, diminuiu drasticamente o tempo de espera nas filas dos postos de migração.

Por fim, a PF pede desculpa pelos transtornos ocorridos e informa que vem buscando melhorar e agilizar o atendimento ao público através da reformulação de procedimentos e implementação de novas tecnologias.

Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR

CS/PF/Foz

cs.foz@pf.gov.br

Disque-Denúncia

(45) 99116-8691 (telefone/WhatsApp)


Fonte:

Deixe seu comentário