Portal da Cidade Foz

fronteira

Prefeito de Presidente Franco confirma apoio para construção de nova ponte

Roque Godoy e secretários da cidade paraguaia visitaram o prefeito Chico Brasileiro.

Publicado em 18/09/2018 às 04:58

(Foto: Divulgação/Projeto)

As notícias da construção de uma nova ponte entre Brasil e Paraguai também causaram comoção do lado paraguaio da fronteira. O prefeito Roque Godoy, o Secretário Geral Miguel Colmán e o secretário de turismo Ricardo Mendoza, de Puerto Presidente Franco (PY), estiveram na segunda-feira (17) com o prefeito Chico Brasileiro para confirmar o apoio à obra. 

Durante o encontro Godoy ressaltou a importância estratégica desta ponte para o desenvolvimento da região. “Sabemos o quanto essa ponte representa para o desenvolvimento econômico de nossa cidade e também, para a inclusão de Puerto Franco no circuito turístico da tríplice fronteira, por isso queremos manifestar nosso apoio ao projeto e nos colocamos a disposição para ajudar no que for necessário” explicou. 

A construção da segunda ponte em Foz do Iguaçu está orçada em US$ 100 mi, e ganhou novo impulso após a reunião entre o presidente Michel Temer, o prefeito Chico Brasileiro e representantes de Itaipu Binacional, no início deste mês. “Com o apoio da Itaipu e a pressão de vários representantes conseguimos retomar esse projeto e conquistamos a atenção do Presidente da República. Michel Temer incluiu o governo municipal na equipe que coordena a obra desta ponte. Temos desde representantes do setor de projeto até pessoas que irão acompanhar o desenrolar financeiro do projeto.” pontuou Chico Brasileiro.

Turismo e Integração

A obra deve ligar a região norte de Foz do Iguaçu com a região central de Puerto Presidente Franco, pouco mais de 5km de distância do principal atrativo turístico da cidade, os Saltos Del Monday. No local os turistas encontram uma pequena trilha envolta na mata nativa, que conduzem até o belo conjunto de cachoeiras do rio Monday, afluente do Rio Paraná. O local é um dos destinos mais tradicionais para os iguaçuenses que praticam o cicloturismo.  

Outro atrativo que terá sua visitação facilitada pela construção da nova ponte é o Marco das Três Fronteiras, administrado pela prefeitura local e que deve receber uma revitalização em breve. 

O Diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali também acompanhou a reunião e comentou que a conversa com a prefeitura de Puerto Presidente Franco já estava acontecendo antes do anúncio dessa obra. “Procuramos o Secretário da cidade paraguaia para levar uma reivindicação de nossos visitantes, que gostariam de ter mais acesso ao marco e também uma iluminação noturna e fomos muito bem recebidos. O anuncio da nova ponte surpreendeu a todos e melhorou ainda mais essa relação” destacou. 

O prefeito Roque Godoy encerrou a visita com um convite/desafio à Foz do Iguaçu. Para reinaugurar a arena esportiva da cidade, a equipe de Franco, campeã nacional de futsal quer realizar um amistoso com o Foz Cataratas, time que representa a cidade na Liga Nacional.  

Fonte:

Deixe seu comentário