Portal da Cidade Foz

MUDANÇA NA RUTA 12

Pedágios entre Puerto Iguazú e Posadas caminham para cobrança eletrônica

Avisos instalados na praça de Santa Ana informam que, a partir do dia 6, motoristas deverão pagar com cartão, QR Code, carteira digital ou TelePASE.

Publicado em 29/09/2026 às 22:01
Atualizado em

Pedágio de Santa Ana fica na Ruta Nacional 12, principal ligação rodoviária entre Puerto Iguazú e Posadas, em Misiones. (Foto: Divulgação/Arquivo)

Quem viaja de Foz do Iguaçu a Posadas pela Argentina deve ficar atento ao pedágio de Santa Ana, na Ruta Nacional 12. Avisos instalados nas cabines informam que a praça deixará de aceitar dinheiro em espécie a partir de terça-feira, 6 de outubro.

Segundo os cartazes, o pagamento poderá ser feito com cartão de crédito ou débito, carteira digital, QR Code e TelePASE. Santa Ana fica no caminho entre Puerto Iguazú e Posadas, trajeto usado por moradores da fronteira e turistas que viajam de carro por Misiones.

A data anunciada vale para Santa Ana. Até esta quarta-feira (30), não havia confirmação de que Colonia Victoria, o outro pedágio existente na Ruta 12 em Misiones, deixaria de receber dinheiro no mesmo dia.

Como será o pagamento

A previsão é que, no início, funcionários auxiliem os motoristas nos pagamentos eletrônicos. Ainda não foram esclarecidos todos os detalhes do funcionamento do sistema, especialmente para quem quiser pagar pelo celular e estiver sem acesso à internet no local.

A mudança ocorre durante uma nova fase de concessão da Ruta 12. O trecho entre Posadas e o acesso à Ponte Internacional Tancredo Neves, em Puerto Iguazú, integra o corredor administrado pela Camino Selva SA. O contrato prevê a ampliação da cobrança eletrônica e a implantação gradual de sistemas automáticos nos pedágios.

Brasileiros podem usar TelePASE

Veículos com placas brasileiras podem ser cadastrados no TelePASE, sistema de pagamento automático de pedágios da Argentina. O cadastro é feito pela internet, com os dados do motorista e do carro, e exige um cartão de crédito internacional.

Para quem pretende viajar nos próximos dias, a orientação é conferir as formas de pagamento antes de sair. Em Santa Ana, os avisos indicam 6 de outubro para o fim do dinheiro em espécie. Em Colonia Victoria, ainda é preciso aguardar uma informação específica sobre possíveis mudanças.

Fonte: Portal da Cidade

Envie sua notícia

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp