Portal da Cidade Foz

Livros

Santa Terezinha de Itaipu lança programa de incentivo à leitura nas famílias

O projeto inédito vai reforçar os momentos de convivência entre pais e filhos e estimular o hábito da leitura.

Publicado em 06/01/2022 às 11:50

(Foto: Divulgação/DECOMSTI)

(Foto: Divulgação/DECOMSTI)

(Foto: Divulgação/DECOMSTI)

Na tarde desta quarta-feira (5) a Administração Municipal de Santa Terezinha de Itaipu em parceria com a Secretaria de Educação realizou o lançamento do projeto “Família Leitora”, o maior investimento em literatura da história do município, que tem como objetivo promover momentos de convivência em família fortalecendo os laços entre pais e filhos, além de desenvolver o hábito da leitura e a criatividade dos alunos da rede municipal de ensino, dentro e fora da sala de aula. Foram investidos no projeto aproximadamente R$ 1 milhão de reais, com recursos vinculados à educação e ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEB. No total, serão mais de 25 mil livros no acervo da biblioteca municipal. 

“Iniciamos o ano de 2022 com essa surpresa aos professores, pais e alunos. O projeto com certeza vai fazer a diferença, principalmente em um ano que precisamos recuperar as lacunas causadas pela pandemia e a defasagem que ocorreu neste período. Além disso, nosso intuito é reafirmar a importância da família durante o processo de aprendizagem dos alunos. Fica aqui a nossa gratidão ao olhar sensível da administração municipal, que não tem medido esforços, para levar educação de qualidade aos itaipuenses”, disse a secretária de Educação, Simara Jorge. 

A prefeita Karla Galende destacou que o projeto é inédito no município. “Avançamos para algo inédito na educação. Vamos incentivar o hábito da leitura em família, promover o desenvolvimento do vocabulário das crianças, a criatividade, o potencial cognitivo e ajudar no desenvolvimento escolar”. 

O projeto “Família Leitora” vai beneficiar 2.400 alunos, que levarão para suas casas oito exemplares de livros durante o ano, escolhidos conforme a faixa etária das crianças. “A prefeita Karla e a equipe de educação estão de parabéns por estimular a leitura e a imaginação das crianças”, disse a mãe de aluno, Rosileia Marcomin. 

A aluna da rede municipal de ensino, Gabriele de Souza Lima Mayer, disse estar feliz em poder aprender coisas novas junto dos pais. “Foi muito legal receber o livro, eu estou muito feliz. Vou ler toda a semana para aprender e conhecer coisas novas com minha família”. 

Para Silvana Pinto, que é avó, o projeto veio de encontro com as necessidades das famílias. “Acredito que o projeto vai resgatar o gosto pela leitura, como alfabetizadora sei da importância da leitura para as crianças. Fico muito feliz por esse grande presente que vai beneficiar os professores, pais e os alunos.

De forma contínua, durante todo o ano letivo de 2022 será analisado o desenvolvimento do hábito da leitura nos alunos. O fortalecimento dos laços em família também será avaliado por meio do depoimento dos familiares envolvidos no projeto. 

“Para nós é uma alegria e uma gratidão muito grande. Essa ajuda no hábito da leitura vai garantir um ensino de qualidade aos alunos. Esse é um excelente investimento para o município”, frisou a diretora da Escola Municipal, Olímpio Spricigo, Valdirene Sartor.  

Para a diretora do Centro de Educação Infantil Parque dos Estados, Marines Primmaz Buche, o projeto foi recebido com muita alegria. “O projeto além de garantir a qualidade no atendimento, também vai aprimorar o engajamento das instituições com as famílias. Por isso, recebemos o projeto com muita alegria e gratidão à administração municipal e demais envolvidos”. 

Participaram do lançamento do projeto “Família Leitora”, o presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Sauthier e demais vereadores, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Lucas Scarmagnani, secretários municipais, professores, pais, alunos e demais servidores municipais de Santa Terezinha de Itaipu.

Fonte:

Deixe seu comentário