Portal da Cidade Foz

Números Positivos

Serviço de oncologia de CDE completa mais de 700 quimioterapias no primeiro ano

Antes da inauguração, os pacientes com câncer precisavam percorrer mais de 300 quilômetros para ter acesso ao tratamento na capital do Paraguai, Assunção.

Publicado em 25/12/2020 às 06:25

(Foto: Divulgação)

O serviço de oncologia do Hospital Regional de Ciudad del Este completou seu primeiro ano com mais de 700 sessões de quimioterapia, o que permitiu que muitos pacientes do Alto Paraná deixassem de fazer idas constantes à capital do Paraguai, Assunção, para fazer tratamento.

A Unidade de Oncologia Leste funciona em um pavilhão construído nas dependências do Hospital Regional de Ciudad del Este pela Fundação Beneficente Bilal Esgaib. Antes da inauguração, os pacientes com câncer precisavam percorrer mais de 300 quilômetros para ter acesso à quimioterapia, já que a Saúde Pública não possuía o serviço em Alto Paraná.

Para comemorar o primeiro ano de funcionamento, o Dr. Federico Schordel, diretor do hospital, indicou que foram realizadas 736 sessões de quimioterapia, sendo o maior número em dezembro. Foram 200 este mês. Ele apreciou o trabalho da equipe médica e agradeceu à fundação pelo apoio.

“Quando começamos, tínhamos o sonho de fazer quimioterapia no Alto Paraná e surgiram alguns fatores que hoje tornam isso possível. Para nós, é um orgulho ver que os pacientes não precisam mais viajar todas as semanas”, disse.

Com ato e serenata, profissionais médicos e pacientes comemoraram o primeiro aniversário da Unidade de Oncologia.

Fonte:

Deixe seu comentário