Portal da Cidade Foz

Integração Latina

UNILA lança Processo Seletivo Internacional para ingresso em 2024

Nas próximas semanas serão lançados outros dois editais, voltados para estudantes indígenas e para refugiados e portadores de visto humanitário

Publicado em 22/03/2023 às 06:21
Atualizado em

Nesta segunda-feira (20), a Universidade Federal da Integração Latino-Americana lançou o Edital com as bases do Processo Seletivo Internacional (PSI). São ofertadas 480 vagas, em 29 cursos de graduação, para jovens de todos os países da América Latina e do Caribe (com exceção do Brasil). As inscrições estão abertas até 31 de julho. O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis em https://portal.unila.edu.br/seleccion2024.

Nas próximas duas semanas, serão lançadas outras duas seleções internacionais. No dia 27 de março, abrem as inscrições do Processo Seletivo para Refugiado e Portadores de Visto Humanitário. Já em 3 de abril, será a vez do Processo Seletivo de Estudantes Indígenas, aberto para candidatos de países da América Latina e Caribe, incluindo o Brasil.

Cada processo conta com um edital próprio, onde são divulgados os prazos, requisitos e critérios de seleção. Os aprovados irão iniciar as aulas em 2024, em Foz do Iguaçu.

A UNILA reserva 50% das suas vagas para estudantes da América Latina e do Caribe. Atualmente, a Universidade conta com mais de 7 mil estudantes de 39 diferentes países.

Processo Seletivo Internacional

O Processo Seletivo Internacional é voltado para pessoas de, no mínimo, 18 anos e que já concluíram o ensino médio ou formação equivalente. Candidatos brasileiros (mesmo que binacionais) ou estrangeiros que cursaram o ensino médio no Brasil serão desclassificados.

Para participar da seleção, é necessário realizar um cadastro online de seleção (criação de login e senha) no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) [https://sig.unila.edu.br/sigaa/public/selecao/lista_processos_seletivos.jsf]. Após o cadastro, o candidato deverá realizar a inscrição, utilizando o login e senha anteriormente cadastrados no SIGAA. No momento da inscrição, é necessário anexar ao formulário alguns documentos pessoais no formato pdf, como documento de identidade, certidão de nascimento ou casamento, certificado ou diploma de conclusão de Ensino Médio e histórico escolar. Também é obrigatório anexar a Ficha de Declaração, disponível no anexo I do Edital. Cada candidato poderá escolher duas opções de curso.

O PSI 2024 prevê 92 vagas de auxílio estudantil nas modalidades vagas em alojamento estudantil e subsídio financeiro alimentação. Para concorrer a essas vagas, é necessário comprovar hipossuficiência econômica por meio da apresentação, no formulário de matrícula, dos documentos solicitados no Edital.

Mais informações sobre as seleções internacionais da UNILA em https://portal.unila.edu.br/seleccion2024 ou pelo email seleccion.al@unila.edu.br.

Fonte:

Deixe seu comentário