Portal da Cidade Foz

Presidente em Foz

“Vamos reconstruir a Unila” diz Lula durante posse de Enio Verri, na Itaipu

Presidente discursou durante a posse do novo Diretor Geral da Itaipu, Enio Verri, ocorrido nesta manhã. Lula ainda se reunirá com o Presidente do Paraguai.

Publicado em 16/03/2023 às 12:08
Atualizado em

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Foz do Iguaçu nesta quinta-feira, 16, onde participou da posse do novo Diretor Geral da Itaipu, Enio Verri. Na agenda também está marcado para às 13h uma reunião com o Presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez, que também participou da cerimônia nesta manhã, no cineteatro dos barrageiros.

Durante o discurso, Lula destacou o novo tratado do Anexo C da Itaipu, que será discutido neste ano. O presidente pontuou que o novo acordo deverá levar em conta a população do Brasil e do Paraguai, para que sejam beneficiados com os recursos da Binacional. Além disso, Lula disse que pretende reorganizar a Unasul, para que os países da América Latina possam discutir melhor políticas públicas à população latina.

Em seu pronunciamento, Lula disse também que pretende voltar a investir na Unila. “Passei de helicóptero e vi que o prédio que era pra ser a Unila parece estar abandonado, isso me deu uma tristeza, porque quando implantamos a Universidade eu esperava que agora já tivéssemos 20 mil alunos debatendo as questões da América Latina. Meu compromisso com o povo brasileiro é de que nós vamos reconstruir a Unila” garantiu ele.

O novo diretor, Enio Verri, afirmou que a Itaipu continuará com olhar para a região onde está instalada. "O esforço para erguer essa obra e pagar a imensa dívida de sua construção foi assumida por todos os consumidores, portanto me parece justo que seus benefícios também sejam estendidos, seja garantindo energia elétrica e modicidade da tarifa, seja por projetos de infraestrutura e programas que beneficie prioritariamente o estado do Paraná" afirmou.

Fonte:

Deixe seu comentário