Portal da Cidade Foz

ESTRADA-PARQUE

Vermelho protocola projeto que permite a reabertura da Estrada do Colono

Deputado diz que é preciso corrigir uma injustiça histórica e restaurar as relações socioeconômicas, ambientais e turísticas.

Publicado em 21/02/2019 às 02:51
Atualizado em

(Foto: Divulgação )

O deputado federal Vermelho protocolou na quarta-feira (20) o projeto de lei 984/2019, criando a categoria de unidade de conservação denominada estrada-parque e instituindo a Estrada-Parque Caminho do Colono. O projeto altera a lei 9985, de 20 de julho de 2000, instituindo o sistema nacional de unidades de conservação da natureza.

“Este projeto vai muito além da resolução de um problema de logística no Estado do Paraná, uma vez que corrige essa injustiça histórica - que foi o fechamento da Estrada do Colono - e atende ao clamor social de décadas do povo paranaense, resgatando a história e as relações socioeconômicas, ambientais e turísticas da região”, justificou o deputado ao protocolar o projeto.

O deputado recorda que o fechamento da estrada prejudicou milhares de famílias que se viram isoladas, longe dos filhos, irmãos, pais e amigos de longa data que vivem do outro lado do parque. “Eram pessoas que frequentavam as mesmas igrejas, escolas, discutiam os problemas, promoviam festas regionais com música, folclore, bom churrasco e chimarrão. O fechamento da estrada cortou sobremaneira esse convívio social”.

Vermelho entende que o poder público não pode criar políticas que venham restringir o uso equilibrado e consciente do meio ambiente, dificultando a integração do Parque Nacional do Iguaçu com a região. “Quem é contra a abertura da Estrada do Colono não reconhece a realidade local e, sobretudo, despreza as demandas do povo paranaense”, argumenta.

“A abertura da estrada – acrescenta Vermelho -contribuirá com a preservação da fauna e da flora dessa unidade de conservação, elevando, inclusive, o nível de consciência da população. Haverá uma compreensão positiva da população acerca do Parque Nacional do Iguaçu, uma vez que um meio ambiente equilibrado serve a todos, mas uma unidade de conservação isolada não cria benefícios à população, tampouco aumenta a compreensão de sua importância”.

Em sua justificativa, Vermelho destaca que a Estrada do Colono será incluída na rota do turismo internacional, gerando também dividendos para a região. “O povo pugna por sua reabertura, na certeza de que o desenvolvimento sustentado e organizado voltará àqueles municípios, sob a perspectiva de uma oportunidade vibrante para o turismo e também para a agricultura em benefício de coletividade”.

Projeto antigo

Vermelho citou a existência do projeto 7.123/2010 de autoria do ex-deputado Assis do Couto, que estava arquivado no Senado. O projeto também buscava a criação da estrada-parque. “Era um projeto muito complexo, de difícil aplicabilidade das normas almejadas. Nosso projeto é simples e prático. Na sequência faremos as especificações técnicas e ambientais que poderão constar do projeto de construção da obra”, acrescenta Vermelho.

Foz do Iguaçu também será beneficiada com a estrada-parque

A maior parte dos turistas provenientes do Rio Grande do Sul e Santa Catarina que desejam visitar as Cataratas do Iguaçu, a Itaipu Binacional ou mesmo fazer compras no Paraguai, passam pela Argentina, (entrando por Barracão e Santo Antonio do Sudoeste) para encurtar o caminho.

O deputado diz que isso chega a ser um contrassenso, porque os cidadãos brasileiros são forçados a ingressar em território estrangeiro, submetendo-se a leis e regras da nação vizinha, simplesmente para ter um caminho mais curto para conhecer atrações turísticas brasileiras.

Com a proposta de Vermelho, de criação da estrada-parque, o caminho do Sul do país até Foz do Iguaçu ficará bem mais curto. O comércio da tríplice fronteira terá maior movimento e a geração de empregos será uma consequência natural.


Pelo mapa é possível ver como a Estrada do Colono encurta a distância entre o Oeste e o Sudoeste

Um caminho muito antigo

Os historiadores Antonio Myskiw e Jaci Poli, da (UFFS) divulgaram estudos sobre a existência de antigos caminhos indígenas que passavam pelo Parque Nacional do Iguaçu, possivelmente o embrião da Estrada do Colono.

Os professores José Pedro Cornelli e André Paulo Castanha, da Unioeste/Beltrão, coordenaram um estudo onde revelam que a Estrada do Colono existia muito tempo antes de ser criado o Parque Nacional do Iguaçu.

Citam, também, que a Coluna Prestes passou por uma trilha primitiva, em janeiro de 1925, que no futuro iria se transformar na Estrada do Colono. “Essa estrada, serviu também para que levas de colonizadores viessem do sul do País”, diz o estudo.

Um estudo feito pela AMOP revela que de 1954 a 1986, o caminho foi incluído no Mapa Viário do Estado do Paraná, tendo em vista o aumento da circulação de moradores e visitantes da região.

Fonte:

Deixe seu comentário