Portal da Cidade Foz

saúde

Aberta licitação para construção do Pronto Atendimento Infantil

No total, oito empresas apresentaram propostas para obra a ser executada num período de seis meses.

Publicado em 08/01/2020 às 23:12

(Foto: Divulgação/PMFI)

Os investimentos para a saúde do município têm como prioridade projetos já anunciados em 2019. O Pronto Atendimento Infantil (PAI) é um deles, e coloca em prática uma ação para ofertar agilidade ao atendimento à saúde das crianças.

Na manhã de ontem (08) foi aberta licitação e oito empresas mostraram-se interessadas na execução do projeto, que prevê reforma e ampliação do antigo prédio, hoje ocupado pelo CEM, na avenida Paraná.  

O valor inicial estimado do projeto é de R$4.883.079,74, com recursos do município e deverá alterar a área útil do prédio (4.321,63m2), com ampliação de 453,06m2, e reforma de 1.450,48m2. Ao ser concluída, a estrutura terá capacidade para absorver o atendimento de 300 crianças por dia. A fase seguinte ao processo de abertura será análise dos projetos e, prazo para recursos e publicação.

Com a implantação do PAI, os serviços do CEM - ambulatório de consultas especializadas - serão transferidos para o prédio Center Rios, na avenida Brasil, próximo a Secretaria de Saúde. O restante dos serviços; laboratório, DST/Aids e Centro de especialidades Odontológicas, permanecerão na avenida Paraná, junto ao PAI, exceto a farmácia que ganhará novo espaço junto ao CEM.    

O secretário de Saúde, Nilton Bobato, ressalta que a iniciativa contará com a retaguarda do Hospital Municipal, assim como maior agilidade no caso do novo CEM, devido à proximidade física com a Secretaria de Saúde.  

Mudança

A mudança dos prédios acontecerá de forma gradativa. A reforma do prédio no Center Rios já iniciou. O prédio possui dois pisos, onde funcionarão recepção e 14 consultórios. Assim que ocorrer a transferência para o novo prédio - o que deve acontecer até o final de fevereiro - , deve-se iniciar a mudança do PAI para onde funcionava o CEM, na avenida Paraná.

Estrutura

O PAI terá capacidade para 300 atendimentos por dia. O espaço contará com sala de emergência (sala vermelha) com dois leitos, entrada exclusiva para ambulância, 12 leitos de observação clínica, além de três leitos de isolamento com todo suporte operacional, terapêutico e diagnóstico. Junto a esse complexo funcionará o Centro de Especialidades Pediátricas e a UTI pediátrica. O Centro contará na sua estrutura com 5 consultórios, sala de sutura, sala de aplicação de medicamentos, sala de curativos e sala de imunização, além da parte administrativa.  

As reformas no prédio da Avenida Paraná incluem também reorganização de todo espaço do estacionamento, repaginação e paisagismo. Na unidade, um espaço lúdico para o bem estar do pequeno paciente também está previsto.

Fonte:

Deixe seu comentário