Portal da Cidade Foz

cidade

Alunos de Medicina ensinam técnicas de reanimação cardiopulmonar

A atividade será do meio-dia às 21h, no Cataratas JL Shopping, e será gratuita.

Publicado em 16/08/2018 às 02:55
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Estudantes de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) realizam, neste sábado (18), um evento gratuito com o objetivo de treinar a população sobre as técnicas de suporte básico de vida a pessoas em parada cardiorrespiratória. A atividade será do meio-dia às 21h, no Cataratas JL Shopping, e será realizada simultaneamente em todo o país, como parte do Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar (RCP).

Na atividade, gratuita e aberta para toda a comunidade, cada participante irá receber um treinamento prático sobre as técnicas de reanimação cardiopulmonar que devem ser adotadas para socorrer adultos e crianças. A ação vai envolver aproximadamente 60 estudantes, além de docentes do curso de Medicina. “Se a comunidade estiver preparada para identificar e prestar socorro, aumentam as chances de que vítimas de parada cardiopulmonar sobrevivam e diminuem as chances de sequelas”, salienta o estudante Tiago da Silva Araújo, bolsista do projeto Pequenas Ações Salvam Vidas. Segundo o acadêmico, a técnica, quando bem aplicada, promove o bombeamento do sangue, substituindo a função do coração, até a chegada do socorro.

Este é o segundo ano que os universitários realizam o treinamento coletivo em Foz do Iguaçu. Em 2017, 430 pessoas foram capacitadas em oito horas. O evento do Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar em Foz do Iguaçu é organizado pela Liga Universitária de Trauma e Emergência (LUTE-UNILA) e pelo projeto de extensão Pequenas Ações Salvam Vidas. 

Fonte:

Deixe seu comentário