Portal da Cidade Foz

Vacinas

Ampliada a vacinação contra Meningite C para crianças e trabalhadores da saúde

O imunizante está disponível em todas as unidades de saúde e a oferta para crianças menores de 11 anos vai até 2.023.

Publicado em 28/06/2022 às 10:26

(Foto: Christian Rizzi/PMFI/Arquivo)

A Secretaria Municipal da Saúde ampliou a oferta da vacina Meningocócica C, em Foz do Iguaçu. Crianças com até 10 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não completaram o esquema vacinal podem procurar as Unidades Básicas de Saúde para receber o imunizante. Além das crianças, a partir desta segunda-feira (27), a imunização também está disponível para todos os trabalhadores da Saúde.

A vacina Meningocócica faz parte do calendário nacional de vacinação e é administrada em duas doses para as crianças – aos 3 e 5 meses de vida. A ampliação para menores de 11 anos vai até 2.023. Mulheres que fazem parte do grupo dos trabalhadores da saúde que estejam gestantes ou amamentando não podem ser vacinadas. 

Segundo a secretária de Saúde, Rose Meri da Rosa, a medida atende a orientação do Ministério da Saúde e tem por objetivo evitar surtos de Meningite C que pode deixar sequelas e até levar a óbito. “A meningite é uma doença grave e vacina a principal arma que temos”, disse a secretária que se ampara na imunização da população para evitar as hospitalizações em razão dos surtos de doenças transmissíveis. 

A imunização continua sendo oferecida nas 29 Unidades de Saúde, sem a necessidade de agendamento. Basta comparecer nos equipamentos, de preferência na região de residência, portando documento de identificação, comprovante de residência e, quem tem, a carteira de vacinação. 

Fonte:

Deixe seu comentário