Portal da Cidade Foz

estrangeiros

Barreiras Sanitárias já reconduziram mais de 800 pessoas de volta ao Paraguai

Ação coordenada pela Guarda Municipal foi iniciada no dia 3 de março em locais estratégicos próximos á Ponte da Amizade.

Publicado em 24/03/2021 às 04:39

(Foto: Divulgação/PMFI)

(Foto: Divulgação/PMFI)

A Guarda Municipal de Foz do Iguaçu já abordou 4.564 veículos em blitzes montadas próximas a região da Ponte da Amizade para controlar a entrada de automóveis com placas estrangeiras no município. Desse total, 654 veículos, com cerca de 850 pessoas, foram reconduzidas ao Paraguai por não apresentarem o teste RT-PCR negativo ao adentrar na cidade.

Barreiras sanitárias estão montadas desde o dia 3 de março, em cumprimento ao decreto municipal com medidas para reduzir a transmissão do coronavírus. A medida foi adotada como forma de reduzir a chegada de estrangeiros transportados ilegalmente aos hospital da cidade, sem comprovação de encaminhamento para as unidades de Foz, e reduzir a ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, que atualmente está em 98,4%.

Os pontos onde são feitos as barreiras foram escolhidos em locais estratégicos em que há maior registro desse trânsito. Para o secretário de Segurança Pública, Reginaldo Silva, o trabalho de fiscalização nesses locais é essencial para que protocolos de segurança em Foz do Iguaçu sejam respeitados.

“Montamos uma ação integrada pelas forças de segurança e as equipes de fiscalização para garantir que os hospitais da cidade não sofram esse impacto causado pelo transporte ilegal. Com essa ação, também facilitamos o controle de quem vem buscar o atendimento da forma correta, mas agora regulado pelo Samu, que também nos dá esse suporte”, completou Reginaldo.

As equipes da Guarda Municipal também contribuem com a Divisão de Fiscalização da Secretaria da Fazenda em vistorias a residências e estabelecimentos que descumprem as normas vigentes em decreto, como a aglomeração de pessoas e a circulação no horário do toque de recolher. Em 41 ações, foram 1.706 pessoas abordadas e 850 comércios vistoriados.

Fonte:

Deixe seu comentário