Portal da Cidade Foz

saúde

Bobato apresenta prioridades da Secretaria de Saúde em reunião no COMUS

Novo secretário também ouviu demandas dos conselheiros em encontro nesta quinta-feira.

Publicado em 26/04/2019 às 08:20

(Foto: Divulgação/PMFI)

O primeiro encontro do novo secretário de saúde Nilton Bobato com o Conselho Municipal de Saúde (COMUS), aconteceu na manhã desta quinta-feira (25). Bobato, que toma posse na próxima semana, falou aos conselheiros e convidados da reunião semanal do grupo, e ressaltou a importância do controle social na gestão, assim como o incentivo à participação dos conselhos locais, e a ampliação do acesso à atenção básica. 

“Tenho entendimento e isso vem da minha formação política, que o controle social é fundamental dentro da gestão. Ninguém será um gestor de qualidade, se não souber ouvir. Esse é o princípio básico e o início da conversa”, afirmou. 

O trabalho realizado pela ex-secretária Kátia Yumi Uchimura foi elogiado por Bobato, mas as mudanças devem ocorrer por uma questão estratégica. “A base foi realizada, nos dá orgulho saber que isso foi organizado por alguém com o currículo da Kátia, mas temos métodos e perfis diferentes. Essa mudança veio com o aviso do prefeito de que o governo municipal está na secretaria de saúde”. Até a próxima terça-feira, as mudanças de comando nas diretorias devem ser anunciadas. 

O comprometimento com o usuário deverá ser uma das premissas revistas por essa gestão. “Temos que ter como premissa básica de sentir a dor do outro, entender o usuário, o servidor precisa de condições de trabalho, de condições psíquicas e físicas de poder sentir a dor do outro”, reiterou Bobato.

Contratações

A ação prioritária estará nas pontas da Atenção Básica. O chamamento de 19 enfermeiros, 25 médicos e 42 auxiliares de enfermagem em maio dará inicio as mudanças. “Antes de investir precisamos aumentar oferta da atenção básica. Vamos colocar para funcionar mais dez equipes de PSF (Programa Saúde da Família), temos 30 hoje. Ampliamos a oferta de vagas e aumentamos a arrecadação do município com incentivo do governo federal para essas equipes”, explicou.

O salto será de 30 equipes para 40, somadas a outras duas, da nova unidade do São Roque com previsão de abertura para junho, fechando em 42 equipes. “Essa é prioridade zero. Vamos encaminhar alguns enfermeiros para as UPAS e substituir alguns médicos que são credenciados. Pela primeira vez na história temos um cadastro de reserva 82 médicos aprovados, e isso dá margem de atuação muito interessante”.

Entre as prioridades também está o credenciamento das UTIS (trauma, trauma 3, neurocirurgia, ortopedia e psiquiatria) do Hospital Municipal junto ao estado, além da comprovação do hospital como hospital escola junto ao Ministério da Educação. Bobato confirmou também que os próximos 60 a 90 dias serão de trabalho de choque, com aumento de oferta aos usuários e conversa com servidores.

Fonte:

Deixe seu comentário