Portal da Cidade Foz

saúde

Campanha de vacinação contra sarampo começa na segunda-feira

Mobilização terá como público alvo pessoas de 5 a 59 anos de idade.

Publicado em 07/02/2020 às 23:52
Atualizado em

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Todas as unidades básicas de saúde (UBSs) de Foz do Iguaçu já estão mobilizadas a integrar a campanha de vacinação contra o sarampo, com início na próxima segunda-feira (10). A primeira etapa da mobilização deste ano vai até o dia 13 de março e tem como público alvo pessoas na faixa etária de 5 a 59 anos de idade. Todas as UBSs estão abastecidas com a vacina para atender a demanda e ampliar a cobertura vacinal, principalmente entre os jovens, na faixa dos 20 aos 29 anos.  

“Foz do Iguaçu se integra mais uma vez nessa importante mobilização para prevenir o sarampo na cidade. Essa será a nossa quarta mobilização em menos de seis meses e chegamos até agora sem nenhum caso registrado da doença. Conseguimos superar metas em faixas etárias de crianças, mas continuamos com o desafio de ampliar a imunização de jovens e adultos”, expressou a Diretora de Vigilância em Saúde, Carmensita Gaievski Bom.

Casos

Após vinte anos sem registro do sarampo, o Estado do Paraná confirmou em 2019 o primeiro caso da doença. O novo boletim epidemiológico do sarampo divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta quinta-feira (6) confirma 23 novos casos da doença no Paraná. O número subiu de 808 na semana passada para 831 e permanecem em investigação 1.653.Cerca de 60% das confirmações foram registradas na capital paranaense. O público mais atingido pela doença são os jovens de 20 a 29 anos, com 435 casos confirmados, seguido das pessoas entre dez e 19 anos, com 216.

Por isso, o Paraná definiu ações diferenciadas para conter a transmissão do vírus no Estado. A campanha nacional preconiza que nesta primeira etapa seja vacinado o público de cinco a 19 anos, entretanto, analisando os casos de sarampo no estado, a faixa etária de 20 a 29 anos é a mais acometida pela doença e, como forma de quebrar a transmissão do vírus, o Paraná adota uma campanha contemplando as pessoas de cinco até 59 anos. Para as demais idades, de cinco a 19 anos e dos 30 aos 59, a vacinação é seletiva. É necessário levar o comprovante vacinal para verificação do esquema, pela unidade de saúde, pois somente será imunizada a pessoa que nunca recebeu a dose ou que esteja com o esquema vacinal incompleto.

Doença

O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite, pneumonia, entre outras. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento com o aparecimento dos sintomas. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.

Vacinação

A vacina contra o sarampo é gratuita e faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. A Secretaria da Saúde orienta para que a população fique atenta às datas da carteira de vacinação e aos registros de doses.

A dose zero deve ser aplicada em crianças entre seis e onze meses. A primeira dose deve ser aos 12 meses de vida com a vacina tríplice viral (que previne sarampo, caxumba e rubéola), e a segunda dose aos 15 meses de vida com a vacina tetra viral (que previne sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora).

A população com até 29 anos deve receber duas doses da vacina. E para as pessoas que estão no grupo com idade entre 30 e 49 anos basta ter o registro de uma dose. Mulheres que estão amamentando podem ser vacinadas. E aquelas que desejam engravidar, devem aguardar no mínimo 30 dias após receber a dose da vacina. Todos os profissionais da área da saúde devem ser vacinados com as duas doses da tríplice viral em qualquer faixa etária.Não tem indicação para tomar a vacina pessoas com a imunidade baixa, mulheres grávidas e menores de seis meses de idade e pacientes que tomam medicações imunossupressoras.

O “Dia D” de mobilização nacional acontecerá no dia 15 de fevereiro.

Fonte:

Deixe seu comentário