Portal da Cidade Foz

Combate à dengue

CCZ intensifica vistorias ambientais no Jardim São Paulo para combater a dengue

Trabalho foi realizado em parceria com os agentes comunitários de saúde, que fizeram a busca de sintomáticos e repassaram informações sobre a doença

Publicado em 29/03/2023 às 09:12

Agentes de combate às endemias (ACE) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e agentes comunitários de saúde (ACS) realizaram nesta terça-feira (28) uma ação conjunta de vistorias ambientais e orientações sobre o combate à dengue na região do Jardim São Paulo II. 

A mobilização foi solicitada pela unidade de saúde do bairro, que vem registrando aumento de pacientes com suspeita de dengue, especialmente de moradores residentes em quatro ruas da região. “Com o pedido da UBS, organizamos uma atividade conjunta, de vistoria ambiental por parte do CCZ e de orientações e busca de pacientes sintomáticos por parte dos ACSs”, explicou o agente de endemias Renato Birkheur dos Santos, que acompanhou a ação. 

De acordo com ele, cerca de 180 imóveis foram vistoriados em quatro vias do Jardim São Paulo: Ruas Monsenhor Guilherme, Francisco Padilha, Av. Pôr do Sol e Rua Roberto Rikle. 

A situação encontrada, mais uma vez, preocupou os servidores da saúde. “Em um imóvel identificamos 10 focos do mosquito da dengue, que estavam em um galão com água da chuva”, contou. “As pessoas tem o costume de armazenar água, mas não fazem a manutenção correta, como o uso de cloro e a lavagem do galão após o uso”, completou Renato.

Também foram encontrados entulhos nos quintais, garrafas e latas expostas em áreas abertas, calhas sem manutenção e potes embaixo dos vasos de plantas, objetos que podem servir de criadouro para o mosquito da dengue. O CCZ fez a eliminação dos focos encontrados e orientaram os moradores a executar a limpeza dos quintais e retirar qualquer objeto ou recipiente que possa acumular água. 

“Também encontramos caixas d’água sem tampas e pneus em terrenos baldios, estes já estão sendo recolhidos pela prefeitura, mas nos imóveis a obrigação é do proprietário manter a limpeza” reiterou. As vistorias ambientais seguirão ao longo da semana com as equipes do CCZ, que realizam este trabalho em toda a cidade. 

O ultimo boletim epidemiológico, divulgado nesta terça-feira (28), aponta mais de 21 mil notificações e 1.483 casos confirmados de dengue no município. Quatro pessoas já morreram vítimas da doença.

Fonte:

Deixe seu comentário