Portal da Cidade Foz

limpeza

CCZ reforça orientações de combate à dengue em imóveis fechados

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, a limpeza em ambientes fechados deve ser feita pelo menos uma vez por semana.

Publicado em 02/04/2020 às 02:17

(Foto: Arquivo/AEN)

(Foto: Divulgação/PMFI)

Devido as medidas de prevenção ao Coronavírus, muitas empresas estão temporariamente fechadas em Foz do Iguaçu. Com isso, os cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue devem ser reforçados.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, a limpeza em ambientes fechados deve ser feita pelo menos uma vez por semana.

“É importante que o proprietário do imóvel fechado fique atento com vasos sanitários, ralos, passagens de água e calhas, porque o desuso destes locais e a falta de limpeza podem ocasionar em focos do Aedes aegypti”, informou o Coordenador do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social, Igor Batista.

Entre as orientações para garantir a correta limpeza dos locais está o uso de desinfetante no vaso sanitário, ralos e outro locais com acumulo de água. “O vaso sanitário deve permanecer fechado após a limpeza”, acrescentou Batista.

Por não estarem em uso, estes locais se tornam novas opções para o mosquito realizar a postura de ovos e por isso deverão ser limpos com maior frequência.

Dados

A luta para o enfrentamento da epidemia da dengue é conjunta e cada um deve fazer a sua parte. A grande maioria dos criadouros do mosquito são objetos de fácil remoção, como latas, garrafas, embalagens plásticas, brinquedos velhos.

No último boletim, divulgado pela Vigilância Epidemiológica, constam 19.287 notificações e 4.334 casos confirmados de dengue. Três pessoas morreram vítimas da doença em foz.

Nas últimas três semanas houve redução gradativa das notificações e confirmações da dengue na cidade. Os gráficos epidemiológicos apontam que o pico da doença aconteceu na semana 10 (início de março) com 2.506 notificações e foi sucessivamente registrando queda até chegar a 1.659 nesta semana.

Fonte:

Deixe seu comentário