Portal da Cidade Foz

Pouca Procura

Cobertura continua baixa mesmo após campanhas de vacinação em Foz do Iguaçu

No drive thru, realizado na sede da Vigilância em Saúde, apenas 50 doses foram distribuídas a crianças de 1 a 4 anos.

Publicado em 22/11/2020 às 22:21

(Foto: Divulgação)

Duas estratégias realizadas pela Secretaria Municipal da Saúde para promover a multivacinação não alcançaram as metas estabelecidas. Durante todo o sábado (21) as unidades de saúde permaneceram abertas pela manhã e parte da tarde, mas pouco mais de 2 mil doses foram ministradas. No drive thru, realizado na sede da Vigilância em Saúde, apenas 50 doses foram distribuídas a crianças de 1 a 4 anos.

A cobertura contra a poliomielite continua abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, mas já houve avanços, chegando a 63,8%. Crianças de 1 a 4 anos na cidade somam uma população de 15.973. Dessas, 10.196 já foram imunizadas.

“Vamos manter o foco na pólio, pois temos uma meta a ser atingida, e muitas crianças ainda não foram imunizadas”, adiantou a coordenadora da campanha de vacinação, Adriana Izuka.

A procura nas unidades de saúde, pelo restante das vacinas do calendário, foi menor que o esperado, mas vem avançando com as ações desenvolvidas. “Entendemos que o período de pandemia é bastante delicado, mas queremos lembrar os pais que a atualização da carteirinha de vacinação é fundamental para mantermos algumas doenças sob controle”.

As vacinas continuam disponíveis nas unidades básicas de saúde. “Queremos reforçar a importância dessa dose extra contra a pólio (gotinhas) para as crianças, mas também alertar os adultos (20 a 49 anos) para que façam a dose contra o sarampo”.

A orientação é para que os usuários busquem suas unidades de referência, com documentação e carteirinha de vacina, sempre utilizando máscara e optando pelo distanciamento.

Fonte:

Deixe seu comentário