Portal da Cidade Foz

Foz do Iguaçu

Congresso Brasileiro de Hérnia debate novas tecnologias mundiais

Estima-se que são feitas 350 mil cirurgias de hérnia inguinal por ano no Brasil.

Publicado em 22/02/2018 às 08:59
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

A Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal (SBH) promove, entre os dias 19 e 21 de abril, em Foz do Iguaçu, o V Congresso Brasileiro de Hérnia e a VI Convenção Latino Americana de Hérnia. Esta V edição do Congresso será focada na atualização de temas presentes no dia a dia do cirurgião, trazendo as mais recentes tecnologias mundiais no que diz respeito a cirurgia de hérnia.

A programação conta com cursos, mesas redondas, simpósios, cirurgias ao vivo e pseudo -ao vivo, bem como debates sobre temas polêmicos. As inscrições podem ser feitas com preços promocionais pelo site http://www.cbhernia.com.br/

A Sociedade Brasileira de Hérnia espera reunir cerca de 500 médicos, cirurgiões gerais, que atuam no Brasil e em outros países da América Latina.

“O Congresso foi pensado e organizado com o intuito de promover temas que contribuam para a melhoria da rotina do cirurgião brasileiro e dos países vizinhos. Temos diversos convidados internacionais e latino americanos que abordarão o que há de mais moderno na cirurgia de hérnia”, explica o presidente da SBH, Alexander Morrell. Entre as novidades do Congresso está a apresentação, inédita, das Diretrizes e Recomendações da SBH para o tratamento de Hérnia Inguinal no Brasil. 

Números - As hérnias da parede abdominal afetam cerca de 20 a 25% da população adulta brasileira e representam a cirurgia mais frequentemente realizadas por cirurgiões gerais. Elas ocorrem principalmente na virilha (hérnia inguinal), no umbigo (hérnia umbilical) e no local onde foi realizada previamente uma cirurgia (hérnia incisional).  Técnicas menos agressivas de tratamento e novos materiais cirúrgicos têm sido cada vez mais utilizados para melhorar os resultados e beneficiar os pacientes.

Estima-se que são feitas 350 mil cirurgias de hérnia inguinal por ano no Brasil. Esta é a cirurgia mais feita em homens no mundo, devido a incidência e a facilidade de se fazer o procedimento. 

O que é - A hérnia é um defeito ou um orifício nos músculos do abdome que permite que o intestino ou uma porção de gordura protrua (passe) através dele. Ainda que hérnias possam ocorrer em muitos lugares no corpo humano, elas são mais comuns na parede abdominal. O sinal mais comum é o abaulamento ou inchaço no abdome, na virilha, região umbilical ou junto a cicatrizes. Dor e ardência na área afetada são sintomas comuns. As hérnias não desaparecem sozinhas e a única forma de curá-las é a cirurgia.

Programação - O presidente da Comissão Científica do Congresso e vice-presidente da SBH, Christiano  Claus, conta que toda a programação foi pensada para gerar novos conhecimentos aos cirurgiões.

“Os médicos que realizam cirurgia de hérnia possuem uma necessidade constante de atualização, devido a evolução de conceitos, técnicas e equipamentos. Além disso, para os que querem atuar na área, o Congresso é uma oportunidade para avaliar o mercado e adquirir conhecimento”, afirma Christiano Clauss.

Entre os cursos mais esperados estão o de hérnia inguinal e o de hérnia ventral e as mesas redondas sobre prevenção, abdome aberto e manejo do paciente crítico, dor inguinal pós-herniorrafia, conhecimentos além da técnica e complicações. Os cirurgiões inscritos no Congresso e vindos do Brasil e de toda a América Latina contarão com convidados internacionais de países como Estados Unidos, México, Costa Rica, Peru, Colômbia e outros.

Cross Fires e cirurgias ao vivo  –  Entre os momentos mais aguardados do Congresso Brasileiro de Hérnia estão a realização de seis cirurgias ao vivo e outras seis cirurgias pseudo ao vivo.  Além disso, o chamado Cross Fire - debates em que os cirurgiões podem optar e votar entre duas ou mais respostas sobre um tema e ouvir a opinião de debatedores referente a cada um deles – também atrai os congressistas.

O Cross Fire do primeiro dia será sobre o tema “O melhor reparo aberto é:”, com debatedores do Brasil e do Chile. Outro tema de Cross Fire é o Fechamento Laparoscópico do defeito nas hérnias diretas – com debatedores do Chile e do Brasil - e a fixação de tela em cirurgia laparoscópica – este com a presença de debatedores da Argentina, Colômbia e Brasil.

O Uso de telas para reforço de hiato, também entra no formato de Cross Fire, aonde será debatido a recidiva e a Transição Esôfago Gástrica (TEG) com os palestrantes Willian Cobb (USA) e Carlos Eduardo Domene (SP).  Já a Cirurgia Robótica na parede abdominal debaterá o uso de robô na correção de hérnia com os palestrantes Dean Mikami (USA) e Yuri Novistky (USA). No segundo dia de Congresso o tema do Cross Fire será o ensino através de mídias sociais, com debatedores do Brasil e Estados Unidos. No último dia o tema será Telas Intraperitoniais.

Serviço: V Congresso Brasileiro de Hérnia e a VI Convenção Latino Americana de Hérnia.

Data: 19 a 21 de abril de 2018

Local: Mabu Thermas Grand Resort

Endereço: Av. das Cataratas, 3.175 – Foz do Iguaçu - PR

Inscrições: http://www.cbhernia.com.br/


Fonte:

Deixe seu comentário